Pernambuco

SAÚDE

Pernambuco tem 87 casos de coronavírus distribuídos em 11 municípios

14 pessoas já foram consideradas curadas e 6 vieram a óbito

Brasil de Fato | Recife |
Comitê Estadual Socioeconômico de Enfrentamento prorrogou pagamento de tributos em 90 dias - Governo PE

Mais 10 casos de covid-19 foram confirmados na última terça (31) pela Secretaria de Saúde do Estado. Agora, são confirmados 87 casos da doença e 14 curados, sendo o mais novo registro de cura o de uma paciente de 97 anos que reside no Recife. Atualmente, 23 pacientes estão internados, sendo 12 em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), 11 em leitos de isolamento e 44 estão em isolamento domiciliar. 

Para que o crescimento dos casos não colapse o sistema de saúde nas próximas semanas, quando está previsto o pico de casos no país, o Governo do Estado está mantendo as restrições ao comércio, circulação entre municípios e outros serviços, funcionando apenas o que são considerados serviços essenciais, como alimentação, combustível, hospitais e obras de construção civil contratadas pelo serviço público de todos os entes federativos. 

Distribuição por municípios

Hoje, os casos estão concentrados na Região Metropolitana do Recife, com casos em Recife (57), Olinda (5), Jaboatão dos Guararapes (6), Camaragibe (2), Goiana (1) e São Lourenço da Mata (3); na Zona da Mata há um caso confirmado na cidade de Palmares; no Agreste, há casos em Belo Jardim (1) e Caruaru (1); no Sertão em Petrolina (2) e Ipubi (1) e também há diagnóstico positivo para a covid-19 em Fernando de Noronha (2). 

Combate


Em parceria com o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz), o Governo anunciou também a ampliação dos testes em 180% no estado. A proposta é realizar cerca de 2.170 exames semanalmente, o que vai possibilitar a testagem dos profissionais de saúde e segurança da rede pública e privada que estão trabalhando diretamente com os pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19. Mesmo com a parceria, o envio dos kits é uma atribuição do Ministério da Saúde. Uma parceria da Prefeitura do Recife com o Governo do Estado vem possibilitando o atendimento online para orientações virtuais sobre o coronavírus, classificar possíveis pacientes de riscos e fazer videochamadas com profissionais de saúde através do site Atende em Casa.

Economia


Um decreto vai adiar prazos relacionados ao cumprimento de obrigações tributárias e contestações, suspensão de execuções fiscais e notificações de débitos no estado, além da prorrogação no pagamento do ICMS do Simples Nacional. A medida tem o objetivo de evitar uma crise econômica com a falta de arrecadação. O prazo de adiamento para o pagamento os tributos é de 90 dias e a decisão foi baseada nos estudos do Comitê Estadual Socioeconômico de Enfrentamento criado para articular medidas conjuntas de enfrentamento aos efeitos da Covid-19 na economia.

Edição: Monyse Ravena