Ceará

Saúde

Confira dicas de saúde e cuidados básicos que se deve ter durante a quarentena

Nesse momento de combate ao covid-19, é importante focar na higiene.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
É importante lembrar que as mãos são consideradas as maiores transmissoras do vírus, então, é indicado evitar colocar as mãos sujas nos olhos, boca e nariz. - Foto: Divulgação / Prefeitura de Atibaia

O governo do estado do Ceará incluiu mais alguns dias à quarentena que já está em andamento como ação de prevenção ao coronavírus. Nesse período é indicado que as pessoas fiquem casa e só saiam em casos específicos ou necessários. Mas como se cuidar durante a quarentena? O Brasil de Fato Ceará traz algumas dicas.

Higiene
Nesse momento de combate ao covid-19, é importante focar na higiene. Lavar bem as mãos, usar álcool em gel, limpar as maçanetas, lavar as roupas que foram utilizadas para sair de casa, entre outros cuidados. Caso seja preciso ir ao supermercado, por exemplo, esses cuidados devem ser redobrados. Quando voltar pra casa, priorize tirar o calçado e a roupa assim que chegar em casa. É importante lembrar que as mãos são consideradas as maiores transmissoras do vírus, então, é indicado evitar colocar as mãos sujas nos olhos, boca e nariz.

Distanciamento
Outra dica é manter as pessoas que ama distante, mas ao mesmo tempo perto. O isolamento social foi decretado justamente para evitar aglomerações e o contato entre as pessoas, e isso acaba nos afastando daquelas pessoas que amamos então manter o contato com elas, nesse período, é essencial para nos mantermos fortes e unidos. A tecnologia facilita esses contatos, então, sempre que possível, faça vídeochamadas com amigos e familiares.

Exercícios físicos
Para aquelas pessoas que estão sentindo falta de exercitar o corpo, a dica é ficar atento e acompanhar canais nas redes sociais que oferecem atividades totalmente gratuitas durante esse período como: alongamento, musculação, aeróbica, funcional, dança, zumba, yoga, entre outros.

Quarentena com crianças
Para a criançada, a dica é procurar brincadeiras que possam ser criadas por elas como parte de uma atividade lúdica como, por exemplo, a criação de jogo da memória, quebra-cabeça, desenhos, jogos de adivinha e muito mais.

Lazer em casa
Além disso, coloque a leitura em dia, assista filmes e séries, escute suas músicas favoritas e conheça novos artistas, se alimente bem, se hidrate bastante e, coloque aquele seu projeto que estava engavetado em prática.

Edição: Monyse Ravena