APOIO

Estudantes de Medicina do MST ajudam na prevenção à covid-19 na Venezuela

Brigada Apolônio de Carvalho apoia médicos comunitários nas visitas de porta a porta em comuna de Caracas

Brasil de Fato | Blumenau (SC) |

Ouça o áudio:

Com a ajuda dos militantes do MST, comuneiros já visitaram 220 famílias - Comuna Altos de Lídice

Militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que estudam medicina integral comunitária na Escola Latino-americana de Medicina Salvador Allende (ELAM), em Caracas, estão ajudando no combate e na prevenção ao novo coronavírus na comuna de Altos de Lídice. Marcilene Marcia da Silva, do MST de Pernambuco, e Rubens Bernardino do Carmo Filho, do MST do Paraná, são dois dos 47 estudantes brasileiros da delegação Elenira Rezende que vão periodicamente, de porta em porta, ensinar os cuidados básicos contra o vírus.

Somente na Comuna Socialista de Altos de Lídice, na favela de La Pastora, no centro da capital, os militantes sem terra visitaram 220 famílias ensinando os métodos corretos de higienização das mãos, dos alimentos e explicando detalhes sobre o funcionamento do vírus e seus impactos a nível global.

O território comunal reúne cerca de 350 famílias, por isso a prioridade nas visitas foram as casas com pessoas do grupo de risco — doenças crônicas, idosos, gestantes e crianças. Nas próximas semanas, o trabalho realizado pelos médicos comunitários e os estudantes de Medicina deve continuar até atender toda a Comuna.

Além das atividades de prevenção, os comuneiros estão produzindo máscaras de proteção. Na última semana, eles distribuíram 70 cestas básicas dos Centros Locais de Abastecimento e Produção (CLAP) nas casas com pessoas de maior vulnerabilidade social.

 


A Venezuela foi a primeira nação no continente americano a adotar o isolamento social em todo o país. Depois de três semanas do diagnóstico do paciente zero, o país registra 146 infectados, cinco mortes e 43 pessoas recuperadas do vírus. A estudante de medicina comunitária Marcilene Márcia afirma que a ação rápida do governo foi um dos principais motivos da contenção da doença. "As medidas de promoção de saúde e prevenção ao vírus têm sido uma das mais eficazes, além da quarentena, nesse processo de pandemia", afirma a estudante pernambucana.

Veja no vídeo o relato dos militantes do MST que vivem em Caracas, na Venezuela.

 



 

Edição: Vivian Fernandes