Rio Grande do Sul

Atualização

Rio Grande do Sul tem 386 casos confirmados de coronavírus

No Brasil, casos de covid-19 passam de 7,9 mil e no mundo superou a marca de 1 milhão

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Já são 59 cidades gaúchas com casos positivos - Foto: Reprodução

A última atualização da Secretaria Estadual da Saúde (SES) registra 386 casos confirmados para coronavírus no Rio Grande do Sul. Um aumento de 70 casos em relação ao dia anterior. O número de municípios com pacientes infectados também aumentou em 6, totalizando 59 cidades. Cinco pessoas morreram em decorrência de covid-19.

No boletim estadual, Porto Alegre aparece com 232 casos confirmados. Já no levantamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), são 227. É a primeira vez, desde o início da contagem, que o número divulgado pela SES é maior que informado pela SMS. O casos são revisados e ajustados durante o dia.

Conforme divulgou o município, os serviços de Unidade de terapia intensiva (UTI) da capital somam 30 pacientes com suspeita de covid-19 e 26 casos confirmados. Ao todo, 228 casos estão em análise e 37 estão curados, 24 homens e 13 mulheres. São consideradas curadas as pessoas assintomáticas há pelo menos 14 dias do início do quadro.

O represamento dos casos em análise pode ser visto no exemplo de Novo Hamburgo. No levantamento estadual desta quinta, a cidade do Vale dos Sinos aparece com 4 casos confirmados. Em transmissão pelo Facebook realizada nesta quinta-feira (02), a prefeita do município, Fátima Daudt, informou que foram registrados mais 10 casos, a partir 25 testes coletados no Centro de Triagem e Referência e analisados pela Universidade Feevale.

No Brasil, os casos confirmados passam de 7,9 mil. O número de óbitos em um dia registrou número recorde no país nesta quinta, com 59 mortes, totalizando 299. No mundo, o número de infectados por coronavírus superou a marca de 1 milhão de pessoas e os óbitos passam de 50 mil.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem reforçado a necessidade de testar o máximo de pessoas possível, já que o número real de casos pode ser bem maior porque nem todos são diagnosticados e reportados.

Como tirar dúvidas

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância. Questionamentos podem ser encaminhados para [email protected].

Edição: Marcelo Ferreira