MEDIDAS

Cientistas do Consórcio Nordeste propõem rede de combate à covid-19 e lançam app

Uma das propostas é movimentar a economia local das regiões com a produção de insumos para combater epidemia

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Consórcio do Nordeste é formado pelos governos de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe - Reprodução/Twitter

Sob a coordenação do neurocientista Miguel Nicolelis e o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste se reuniu na última sexta-feira (3) para propor medidas articuladas entre estados e municípios da região baseadas no conhecimento científico. Para contribuir nisso, o comitê anunciou que irá pedir a colaboração de cientistas e estudantes brasileiros e estrangeiros, em território nacional e no exterior, para formar uma enorme rede mundial de apoio ao combate ao coronavírus na região.

Uma das primeiras ações do comitê é reforçar a importância do isolamento social e das medidas restritivas como uma das formas cientificamente comprovadas de reduzir o número de casos de coronavírus em todo o mundo. Para melhorar a vigilância e o controle dos casos em tempo real, a partir do uso de dados de georreferenciamento, o comitê lançou o aplicativo Monitora Covid-19, que também busca permitir o acompanhamento remotos dos pacientes diagnosticados com o vírus. 

::Coronavírus: o que pode acontecer aos brasileiros sem o isolamento social?::

Já sobre a mudança na orientação do Ministério da Saúde sobre o uso das máscaras faciais, que agora passa a ser uma recomendação para toda a população, o comitê manifestou que há “uma controvérsia pública sobre o tema” especialmente em relação à “eficácia, ou não, do uso de máscaras caseiras produzidas com diversos tipos de tecidos”. Dessa forma, o grupo afirmou que irá produzir um relatório específico sobre o tema. 

Continua após publicidade

Para envolver a sociedade no combate à covid-19 e ao mesmo movimentar as economias locais, a proposta do comitê é mobilizar profissionais como costureiras, artesãos, e empresas num esforço coletivo e coordenado para produzir insumos tecnicamente adequados e que são necessários para combater o vírus, o que seria uma forma de combinar “políticas científicas de saúde pública com políticas econômicas e sociais de amparo à população financiadas por meio do Consórcio Nordeste”, como afirmam em nota. 

Subcomitês

Com a necessidade de se aprofundar sobre diversos temas, foram criados nove subcomitês, com a participação de outros cientistas e pesquisadores, nacionais e internacionais, para discutir e propor a criação de protocolos de assistência médica e desenvolvimento de novas drogas; equipamentos hospitalares; a interação entre a indústria, laboratórios, e unidades de pesquisa locais; o fomento a redes de pesquisa e novas linhas de financiamento; o estabelecimento de contatos nacionais e internacionais; estudos na área de virologia e vacinas; políticas públicas econômico-sociais e epidemiologia e medidas de enfrentamento.

::Movimentos criam ações para ajudar quem não pode trabalhar por causa do coronavírus::

Consórcio Nordeste

Lançado em março de 2019, o Consórcio Nordeste é uma rede formada pelos governadores dos nove estados da região para tratar coletivamente de questões como a compra de bens e serviços relacionados à saúde, infraestrutura,educação e segurança pública que beneficiaram toda a região.

A premissa do consórcio é a eliminação da concorrência entre os estados para a importação de compras, o que baratearia os custos, como já aconteceu em novembro do ano passado com a compra de dez tipos de medicamentos, que teve uma redução de 30% no valor das compras e economizou aproximadamente R$ 48 mi dos cofres estaduais.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Monyse Ravena