Minas Gerais

INFORMAÇÃO

Estudantes e professores da UFMG produzem podcasts sobre covid-19 e literatura

Produção de áudios está sendo uma das contribuições da universidade mineira à sociedade nesta quarentena

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Série de spots "Coronavírus: tudo que você precisa saber" é feito pela Faculdade de Medicina da UFMG - Reprodução Site Soundcloud

Procura informações seguras? A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou uma série de spots para responder às principais perguntas sobre o covid-19 (novo coronavírus). Os professores universitários e profissionais comentam sobre cura, prevenção, medicamentos, lesões pulmonares e outros assuntos na série "Coronavírus: tudo que você precisa saber".

O material é disponibilizado pelo Saúde com Ciência, programa de rádio da Faculdade de Medicina da UFMG, em áudios simples, curtos e objetivos. Segundo os produtores, "os spots se somam à força-tarefa da Instituição para produção de conteúdo de qualidade e que leve informação para maior número de pessoas, por meio de diferentes meios de comunicação".

Você pode ouvir na plataforma Spotfiy ou no SoundCloud, onde também é possível compartilhar o spot com outras pessoas.

Texto literário: Palavra Falada

E para passar seu tempo de quarentena, os professores Maurilio Rocha e Mariana Muniz, da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, estão produzindo o podcast "Palavra Falada". Nos episódios, estudantes da graduação de Teatro narram textos literários seus e de outros autores. A ideia é desdobramento de um trabalho que vinha sendo feito desde o segundo semestre de 2019, no qual os estudantes enviavam áudios pelo WhatsApp e os professores trabalhavam questões técnicas, de expressão e pronúncia.

“Escrevemos livros didáticos na área da arte para escolas básicas desde 2015, e, nessas obras, a relação entre arte e tecnologia é muito importante. Já tínhamos vários projetos que poderiam ser adaptados para o ensino superior e a escolha pelo podcast possibilita que os estudantes treinem suas habilidades expressivas e comunicativas”, explicam os professores.

Os spots são publicados toda terça-feira e tem a duração média de 15 minutos. Podem ser acessados no Spotify e no Souncloud.

Com informações da UFMG e Faculdade de Medicina da UFMG.

Edição: Elis Almeida