Rio Grande do Sul

Atualização

GHC comunica primeira morte de profissional da Saúde em decorrência de covid-19 no RS

Desde início da pandemia, Estado soma 555 casos positivos confirmados e nove mortes

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No Brasil, são 13.717 casos confirmados e 667 mortes - Divulgação

Uma técnica de enfermagem da emergência do Hospital Conceição foi a primeira profissional de Saúde a falecer em decorrência do coronavírus no Rio Grande do Sul. Com 44 anos, residente em Alvorada, Mara Rúbia Silva Ceres tinha histórico de doença respiratória e estava em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) desde 2 de abril. A informação foi confirmada na noite desta terça-feira (7) pelo hospital e pela Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre.

“Nosso sentido pesar à família e aos colegas do setor de Emergência do Hospital Conceição, que compartilharam da nobre missão da assistência neste momento crítico”, comunicou a direção do hospital, que é referência para o tratamento da doença no Estado. Já são nove vítimas de covid-19 no território gaúcho desde o início da pandemia.

Ainda segundo levantamento da capital, Porto Alegre soma 265 casos confirmados de coronavírus. Aguardam análise 353 testes e 77 pacientes estão curados, sendo 45 homens e 32 mulheres. São consideradas curadas as pessoas assintomáticas há pelo menos 14 dias do início do quadro.

Nos números da Secretaria Estadual da Saúde, o número de pacientes com covid-19 subiu para 555, agora registrados em 71 cidades gaúchas. Depois de Porto Alegre, os municípios com mais casos são Caxias do Sul, com 31; Bagé, com 27; Novo Hamburgo, com 23; Passo Fundo, com 14 e Canoas, com 12.

No Brasil, conforme o último informe do Ministério da Saúde, são 13.717 casos confirmados e 667 mortes, uma taxa de letalidade de 4,9%.

Como tirar dúvidas

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância. Questionamentos podem ser encaminhados para [email protected].

Edição: Marcelo Ferreira