serviço

Universidade do Estado do Amazonas cria aplicativo para tirar dúvidas sobre covid-19

Sem ninguém sair de casa, primeira semana da plataforma registrou mais de 1,6 mil atendimentos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Em uma semana, plataforma já teve mais de 20 mil downloads nos sistemas operacionais Android e iOS - Foto: Engin Akyurt/Unsplash

Com o lançamento do aplicativo Chatbot, plataforma criada para a população tirar dúvidas sobre cuidados em relação ao coronavírus, a Universidade do Estado do amazonas (UEA) realizou mais de 1,6 mil atendimentos em uma semana. A iniciativa é uma parceria com Governo do Estado e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

A coordenadora do projeto e professora-doutora, Elielza Guerreiro, destacou que a plataforma está recebendo adesão massiva pela população. Em entrevista ao jornal A Crítica, ela anunciou que em uma semana foram mais de 1,6 mil atendimentos e 20 mil downloads do aplicativo.

:: Brasil tem 22.169 casos confirmados do covid-19 e taxa de letalidade sobe para 5,5% ::

Na entrevista, Elielza Guerreira contou que as principais perguntas pela população são a respeito de como fazer o isolamento domiciliar. Ela também destacou que a equipe do Chatbot faz uma questionário rigoroso com o cidadão para poder dar a indicação correta de qual unidade de saúde ele deve procurar quando há suspeita de contaminação.

Estão envolvidas 257 pessoas entre alunos e professores da área de saúde no projeto. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira e, também aos fins de semana e feriados, das 7h às 19h. 

A base do atendimento funciona no Laboratório de Tecnologia em Saúde e Educação (LABTECS) da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da UEA.

O Chatbot está disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

 

Edição: Lucas Weber