Rio de Janeiro

PARA ASSISTIR

Websérie "Na fila do SUS" trata sobre a precarização da saúde pública

Episódios que estão no ar na plataforma Bombozila debatem a saúde pública antes e durante a pandemia da covid-19

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Websérie retrata os ataques ao Sistema Único de Saúde (SUS) em diferentes contextos e foi filmada em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília - Reprodução

A websérie “Na fila do SUS" estreou seu primeiro episódio na última segunda-feira (13), na plataforma online Bombozila, que também assina a produção da série. Gravada desde o ano passado, a produção independente foi produzida por meio de financiamento coletivo, com apoio do sindicato dos trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de profissionais de saúde de todo Brasil. O episódio de estreia, chamado "O povo da Rua", foi gravado na cidade de São Paulo e trata da situação da população em situação de rua e usuária de drogas.

Dirigido pela profissional e pesquisadora em saúde pública Ellen Francisco, a série retrata os ataques ao Sistema Único de Saúde (SUS) em diferentes contextos e foi filmada em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. “A atual situação da saúde evidenciada pela pandemia da covid-19 soa como um recado urgente: é necessário promover o debate sobre o desmonte do SUS no Brasil. Em uma situação como a atual isso reforça que a população precisa tomar conhecimento sobre o impacto disso na vida delas”, explica Ellen Francisco.

::Cinema na quarentena | Kagemusha - a sombra de um samurai, de Akira Kurosawa::

O segundo episódio vai tratar da luta das mulheres indígenas na defesa da saúde no contexto do avanço do agronegócio sobre áreas de preservação na Amazônia. O terceiro, no Rio de Janeiro, apresenta o cenário de como as favelas cariocas estão se preparando para enfrentar a pandemia da covid-19. O quarto apresenta um panorama nacional da pandemia, o episódio seguinte vai tratar da origem do sistema único de saúde e o episódio de encerramento trata de como a precarização do trabalho afeta as condições de saúde da população.

"Netflix" das lutas sociais

Conhecida como “Netflix” das lutas sociais, a plataforma Bombozila reúne mais de 500 documentários independentes sobre mobilizações e resistências no Brasil, América Latina e em todo o mundo.

Criada em 2016, no Rio de Janeiro, por iniciativa da comunicadora chilena Sabina Alvarez e do cineasta brasileiro Victor Ribeiro, o site reúne produções audiovisuais independentes sobre diversos temas políticos, como luta pela terra, diáspora africana, luta indígena, entre outros.

Segundo os organizadores do site, a proposta tem entre seus objetivos divulgar o trabalho de "documentaristas que atendem à urgência política dos nossos territórios em luta e resistência".

::Maratona: oito filmes sobre questões trabalhistas para ver na quarentena::

O coletivo, composto atualmente por cinco integrantes, realiza também oficinas de formação audiovisual com o objetivo de democratizar o acesso à comunicação e fomentar a produção audiovisual popular.


Calendário de lançamento dos episódios:

1º O povo da rua - São Paulo - 13/04
2º Mulheres indígenas - Brasília - 20/04
3º Favela Nós por Nós - Rio de Janeiro - 27/04
4º Covid-19 - 4/5- Brasil 
5º Sistema Único da Saúde - Brasília - 11/5
6º Uberização da Vida - Rio de Janeiro - 18/5

Edição: Vivian Virissimo