PRIORIDADES

Cidades de Minas Gerais se dividem entre manter e relaxar isolamento

Enquanto Belo Horizonte afirma importância da quarentena, Betim e Ribeirão das Neves reabrem comércio

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
população cuiabá covid
Reabertura do comércio também é vista em cidades de outros estados, como Cuiabá (foto), capital do Mato Grosso - Christiano Antonucci / Secom-MT

Alguns dos prefeitos de cidades mineiras começam a ensaiar uma reabertura do comércio local. Uma reunião na tarde desta segunda-feira (27) aconteceu nas dependências da Prefeitura de Belo Horizonte, em que os líderes do Executivo de Belo Horizonte, Contagem, Betim e Nova Lima conversaram sobre a criação de um grupo “pós-pandemia”, ou seja, para pensar a reabertura do comércio em um cenário de desaceleração da contaminação pelo novo coronavírus.

O município de Betim parece ter se antecipado ao relaxamento da quarentena. A prefeitura lançou um decreto permitindo a reabertura do comércio desde 20 de abril, quando bares e restaurantes puderam voltar a funcionar. Em troca, os estabelecimentos devem seguir uma série de regras específicas, como manter a distância de 1,5 metro entre uma pessoa e outra. Academias têm de garantir que clientes fiquem no máximo uma hora; em restaurantes, o tempo é de meia hora.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu WhatsApp. Clique aqui! ::

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli (PHS), presente à reunião desta segunda, informou que o decreto 42.082 terá “correções”, pois estabelecimentos estariam descumprindo regras. Outra norma adotada é que, nas ruas, a Prefeitura passou a exigir o uso da máscara a toda a população, com multa de R$ 80 em caso de reincidência.

Belo Horizonte

Já a prefeitura de Belo Horizonte está sendo criticada por uma “rigidez”. Desde os primeiros casos de covid-19, a cidade adotou medidas restritivas ao comércio e ao transporte público. Segundo o prefeito Alexandre Kalil (PSD), a capital mineira foi umas das primeiras capitais do país a copiar a fórmula de isolamento das cidades que tiveram mais sucesso em conter a disseminação do coronavírus. Agora, pelo pouco número de casos registrados, está sendo pela reabertura.

“Me horroriza que BH, apesar de ser a terceira capital do Brasil, é a única que estão querendo forçar a abrir o comércio de forma precipitada. Parece que o 'sucesso', entre aspas, da antecipação da pandemia obriga Belo Horizonte a ser a primeira a ser pressionada a abrir o comércio antes da hora", criticou Kalil.

Apesar disso, a prefeitura irá criar um grupo técnico pós-pandemia, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e com a presença de empresários, para pensar formas de saída gradual da quarentena. A prefeitura destacou que não há data para um relaxamento do isolamento e que as regras podem se tornar rígidas se a contaminação aumentar.

Comércio reaberto; máscara obrigatória

A prefeitura de Ribeirão das Neves, também na região metropolitana, já abriu todo o seu comércio, com a implantação do que a prefeitura chama de “biossegurança”. O decreto 047, do prefeito Junynho Martins (PSC), também permitiu a reabertura de igrejas, porém, a população ficou obrigada ao uso de máscara, higienização de estabelecimentos e distanciamento social em locais públicos e privados.

Já na cidade de Juatuba o isolamento se intensificou. Desde 20 de abril, a população só pode sair às ruas usando máscaras. Atendimentos presenciais, eventos, aulas e atividades que pressupõem aglomeração já haviam sido canceladas desde 7 de abril.

A prefeitura de Contagem seguiu a mesma receita e, em 22 de abril, decretou o uso de máscara obrigatório. Segundo o decreto 1.583, os estabelecimentos autorizados a funcionar e o transporte público deverão disponibilizar no mínimo um funcionário para impedir a entrada de pessoas que não estiverem usando a máscara de forma correta. O estabelecimento é o responsável por fornecer máscaras descartáveis aos clientes.

Desde 16 de abril, Nova Lima também decretou a obrigatoriedade do uso de máscara, por meio do decreto 10.008. Para o prefeito, Vitor Penido (DEM), o isolamento social ainda não é passível de ser rompido. “Amanhã nós podemos ser responsabilizados por isso, vida humana não tem preço. Eu quero fazer um apelo aos empresários que entendam a situação”. A prefeitura está fazendo campanhas contínuas nas redes sociais pela quarentena e divulgou que mais de 70 bairros já têm casos em investigação ou confirmados no município.

Números de Minas

O Informe Epidemiológico desta segunda (27), da Secretaria Estadual de Saúde, mostra que em Minas Gerais contabilizam-se 1.586 casos confirmados, 62 mortes e mais de 78 mil casos suspeitos de contaminação pelo vírus. Belo Horizonte tem o maior número: são 548 casos confirmados e 11 óbitos. Contagem teve 46 casos e 2 óbitos, Nova Lima tem 53 casos e nenhuma morte, Ribeirão das Neves 6 casos sem morte, Betim teve 12 casos sem óbito e Juatuba não teve nenhum caso.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Joana Tavares