Rio Grande do Sul

Cultura

Shows online marcam 15 anos da Fundação Ecarta

Aniversário traz novo projeto para valorizar a cena musical. Shows iniciam nesta quarta

Porto Alegre | BdF RS |
Nesta quarta inicia o projeto Ecarta Especial com show de Luciano Leães e Luana Pacheco - Divulgação

Nesta quarta-feira (29), a Fundação Ecarta completa 15 anos de atividades por meio de cinco projetos consolidados: Ecarta Musical, Galeria Ecarta, Conversa de Professor, Núcleo Cultural do Vinho e Cultura Doadora. Para celebrar a data e fortalecer a importância da adoção do distanciamento social no combate ao novo coronavírus, a Ecarta lança nas plataformas digitais o projeto Ecarta Especial com shows de Luciano Leães e Luana Pacheco, Simone Rasslan e Andréa Cavalheiro, referências na cena da música local e que já desenvolveram ações na Fundação.

As três apresentações foram gravadas pelos artistas em suas residências, devido à quarentena. De acordo com o presidente, Marcos Fuhr, a Ecarta estava com uma programação especial para reunir artistas, parceiros, professores, ativistas da cultura, representantes oficiais e o público em confraternizações, espetáculos, palestras, festival, mas foi suspensa. “Por outro lado, não podíamos deixar passar esta data tão emblemática com atividades permanentes de acesso à cultura e valorização da arte e dos artistas. Afinal, promover a cultura no Brasil não tem sido nada fácil”, aponta.

Ecarta é mantida pelo Sinpro/RS

A Fundação Cultural e Assistencial Ecarta é mantida pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS). Sua fundação ocorreu no VI Congresso Estadual dos Professores do Ensino Privado (Cepep), em outubro de 2003, ocasião em que foram aprovados o seu estatuto, o primeiro Conselho Curador e a dotação financeira.

Segundo Fuhr, o início efetivo das atividades da fundação deu-se, no entanto, com a inauguração de sua sede na Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre, no dia 29 de abril de 2005. "Nessa oportunidade foi inaugurado o primeiro projeto cultural, a Galeria de Arte, considerada como âncora da instituição. A Fundação Ecarta é um presente dos professores do ensino privado do RS a toda a sociedade gaúcha", destaca. Seu nome – Ecarta – foi construído pelas iniciais das atividades que desenvolve: Educação, Cultura, Arte, Recreação, Tecnologia e Assistência.


A instrumentista, cantora e compositora Simone Rasslan se apresenta na quinta, às 19h / Vanessa Schwartzhaupt

Confira a Programação de aniversário:

- Quarta-feira (29.04), às 19h – Luana Pacheco e Luciano Leães

- Quinta-feira (30.04), às 19h – Simone Rasslan

- Sexta-feira (1º.05), às 19h – Andréa Cavalheiro acompanhada do violonista Lucas Esvael

Saiba um pouco mais sobre os quatro artistas:  

Luana Pacheco – o primeiro disco autoral da cantora e compositora reúne canções em francês, português e inglês. No início deste ano, se apresentou pela primeira vez em Paris, no Café des Deux Moulins, cenário do filme Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain. Foi vencedora da terceira edição do festival da canção francesa de Porto Alegre, em 2010, e dedica-se bastante ao trabalho de Piaf, Gainsbourg e Trenet.

Luciano Leães – um dos principais pianistas do país e representante da cultura da música negra americana e do piano de New Orleans. Foi vencedor por duas vezes do Prêmio Açorianos de Música e é requisitado para apresentações no exterior, principalmente em New Orleans, terra de seus grandes ídolos como Professor Longhair, Louis Armstrong e James Booker.  

Simone Rasslan – instrumentista, cantora, compositora, regente, educadora musical e atriz. Participou dos espetáculos Rádio Esmeralda , Xaxados e Perdidos, Mirando Carmen, Do limão, a limonada, Saudosa Maloca e A escuta, a canção e o silêncio: uma travessia ético poética. Atuou também na curadoria da programação da Ecarta.  

Andrea Cavalheiro – a cantora integrou o elenco do musical Cartola, o mundo é um moinho e marcou a trajetória da soul music nacional na The Hard Working Band. Há mais de dez anos está envolvida em carreira solo e fez participações como backing e solo nas bandas gaúchas Ultramen, Comunidade Nin-Jitsu e dos compositores Fausto Prado e Caetano Silveira. Realizou shows com ícones do samba de raiz passando por Jorge Aragão e Mestre Monarco.

Para assistir: www.ecarta.org.br

As apresentações terão duração de cerca de 30 minutos e estarão disponíveis também no Youtube, Instagram e Facebook da Fundação, respectivamente, em:

https://www.youtube.com/channel/UChw0bfi8tYPEGrGN2-r49ug
@fundacaoecarta
@fundacao.ecarta

Edição: Katia Marko