Paraná

APOIO

Movimentos de Londrina lançam campanha solidária de arrecadação

Campanha no norte do estado é estimulada por movimentos como a Consulta Popular e o MTD

Londrina (PR) |
Solidariedade em Londrina - Divulgação

Em tempos de pandemia, a solidariedade é essencial. É com esse espírito que o Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD) articulou a campanha nacional “Periferia Viva! Solidariedade para combater o coronavírus” para garantir direitos para a população nas periferias, organizar e realizar doações e conscientizar as pessoas por meio de dados seguros, combatendo a desinformação.

Em Londrina (PR), a ação é desenvolvida junto aos moradores da ocupação Flores do Campo, no norte da cidade. A integrante do MTD e da Consulta Popular (CP) Raquel Mailan explica que o objetivo da campanha é impulsionar territorialmente essa forma de solidariedade. “Não como caridade, mas autonomia e emancipação do povo”, define.

Para a moradora da Flores do Campo Josinéia da Silva, que vive no local desde o princípio da ocupação, em 2016, a campanha é fundamental. “Nessa situação do coronavírus está difícil, então a ajuda é importante, agradecemos muito, aqui tem casa que não tem o que dar de comer pra criança”, afirma. Além de alimentos não perecíveis, Silva indica que há necessidade de fraldas descartáveis, máscaras de proteção, materiais de higiene e limpeza.

Periferia Viva

Além de Londrina, a campanha Periferia Viva ocorre em outras localidades. A militante da Consulta Popular e do MTD, Eliane Martins, reforça o caráter de solidariedade que está em jogo. “Grandes empresas, bancos etc. estão sendo solidários passivamente, não estão interessados em escutar as demandas nem dar voz à população”. Para ela, “junto com a ação tem que chegar também uma mensagem de responsabilidade coletiva de um povo que não pode mais apenas assistir à própria história”, completa.

Pontos de arrecadação em Londrina

Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Av. Guilherme de Almeida, 2715 – Parque das Indústrias. Terça, quarta e quinta, das 16h às 19h.

Paróquia Santa Cruz - Rua Wilson Gonçalves Brandão, 535 - Conjunto Luiz de Sá. Terça, quarta e quinta, das 16h às 19h.

Canto do Marl - Av. Duque de Caxias, 3241 – Centro. Segunda, quarta e sexta, das 10h às 18h.

Paróquia Anglicana de São Lucas - Rua Mossoró, 678 – Centro. Terça e quinta, das 9h às 12h.

Também é possível colaborar com doações em dinheiro, na Caixa Econômica Federal - Agência 2731 - Conta 00004995-8 - Poupança 013 – Sara Gladys Toninato.

*Gabriel Pansardi Ruiz

Edição: Gabriel Carriconde