Minas Gerais

13 DE MAIO

Artigo | 132 anos de abolição: homenagem a um grande abolicionista

Rebouças foi um defensor da reforma agrária e escrevia contra os “grandes senhores territoriais e landlords"

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
André Pinto Rebouças
André Pinto Rebouças, negro baiano nascido em 1838 e formado em engenharia pela Escola Militar do Rio de Janeiro, foi o maior líder da corrente progressista da Abolição da Escravatura - Reprodução

Para mim, André Pinto Rebouças, negro baiano nascido em 1838 e formado em engenharia pela Escola Militar do Rio de Janeiro, foi o maior líder da corrente progressista da Abolição da Escravatura. Essa articulação foi derrotada em favor da política imigrantista cujo propósito era excluir a população negra do projeto de nação e branquear a população.

João Batista de Lacerda, representando o Brasil no Congresso de Raças em Londres, em 1911, garantia que dali a 100 anos, ou seja em 2011, não haveria nenhuma pessoa negra no Brasil.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui! ::

Senhores de escravizados, inconformados com a perda de sua propriedade e a recusa de indenização por parte da Princesa Isabel e de outras personalidades, da noite para o dia viraram republicanos e apoiaram a derrubada da monarquia pouco mais de um ano depois, por meio de um golpe militar.

Numa economia eminentemente agrícola a perda da mão de obra foi um golpe inaceitável para esses senhores, cujos descendentes ainda estão no poder no Brasil de 2020. 

Voltando a Rebouças, ele afirmava que:

“A emancipação do escravo e sua regeneração através da propriedade rural” só seria possível se houvesse uma “subdivisão racional das exageradas extensões de terra possuídas por nossos fazendeiros de café e de açúcar”. Em sua opinião “ser livre e ser proprietário rural constitui a maior aspiração do escravo desta terra miserável”.

Rebouças foi um obstinado defensor da reforma agrária, áspero tribuno e escritor de inúmeros artigos e cartas contra quem ele acusava de “grandes senhores territoriais e landlords”. O escravista e grande proprietário fundiário Antônio Prado em sua verve apaixonada foi chamado por ele de “facinoroso”. 

Rebouças era também grande amigo do imperador e de toda a família real, e de muitos outros poderosos e influentes, a quem estava sempre buscando convencer (inclusive com projetos de leis que formulava) sobre imposto territorial, cadastro, e a urgência de uma reforma agrária, bem como de outras medidas de cunho social.  Dentre essas medidas encontra-se “um projeto de Lei para Educação, Instrução e Elevação do nível moral dos libertos, em contraposição aos projetos de proteção aos fazendeiros e comissários de café”.  

E para evitar que os negros apelassem para a violência, enquanto seus contemporâneos se esmeravam em propor medidas repressivas, esse grande reformador social sugeria “constituir Sociedades e Clubes para educação, instrução e aperfeiçoamento da Raça Africana”. 

Estou escrevendo um livro sobre racismo e a construção da república brasileira. Estou tratando de nossas lutas armadas (Canudos, Contestado e a Revolta da Chibata – haverá outras?) e as lutas no campo institucional nos anos mais recentes. Solicito a vocês que me leram até aqui a gentileza de me sugerir livros, museus, filmes e outras fontes que possam me ajudar a construir a nossa saga em um país tão escandalosamente injusto e desigual como o Brasil. Agradecimentos.

Diva Moreira é professora, Jornalista e cientista política.

Edição: Elis Almeida