Minas Gerais

Pandemia

O que está aberto e o que permanece fechado em BH

Abertura gradual do comércio, autorizada pela prefeitura, começou nesta segunda (25)

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

Nos dois primeiros dias de flexibilização, BH registra aglomerações no transporte coletivo e filas nos comércios - Prefeitura de Belo Horizonte

A abertura gradual do comércio já está acontecendo em Belo Horizonte desde segunda-feira (25). Quase 10 mil lojas foram reabertas nesta primeira etapa de flexibilização e cerca de 30 mil pessoas retornaram ao trabalho, de acordo com dados da Prefeitura. Entre as ocorrências dos últimos dois dias, foram registradas lotação no transporte coletivo, intensa movimentação de pedestres e carros, além de filas para entrar em estabelecimentos.

Essa é a primeira etapa de uma reabertura que conta com mais três fases. As atividades que poderão reabrir no dia 1º de junho serão informadas na próxima semana e as datas das próximas etapas ainda serão avaliadas e dependerão dos indicadores epidemiológicos. Os anúncios deverão ocorrer a cada 15 dias. 

Confira uma lista do que está aberto e fechado na capital mineira

O QUE FOI JÁ FOI REABERTO: salões de beleza; shoppings populares; comércio varejista de artigos de iluminação; comércio de artigos de cama, mesa e banho; utensílios, móveis e equipamentos domésticos, exceto eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; tecidos e armarinho; artigos de tapeçaria, cortinas e persianas; limpeza e conservação; artigos de papelaria, livraria e fotográficos; brinquedos e artigos recreativos; bicicletas e triciclos, peças e acessórios; comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; veículos automotores; peças e acessórios para veículos automotores; pneumáticos e câmaras-de-ar.

O QUE SEGUE FECHADO: lojas dos grandes shopping centers; centros de comércio e galerias de lojas; academias, centros de ginástica, estúdios de pilates e afins; clínicas de estética; bares, lanchonetes e restaurantes (funcionam apenas com delivery); feiras e eventos de rua; boates, danceterias, salões de dança; clubes de serviço e lazer; quadras esportivas de aluguel; parques de diversão e parques temáticos; cinemas e teatros; casas de shows e espetáculos de qualquer natureza; escolas públicas e particulares.

BH poderá voltar a parar caso haja redução no isolamento social e aumento dos casos de covid-19. Durante todos os dias, o Comitê de Combate ao coronavírus da PBH irá analisar a situação da doença na cidade.

Segundo as recomendações da PBH, as lojas devem evitar aglomerações, disponibilizar álcool em gel e proibir entrada sem máscaras.

Edição: Joana Tavares