Paraná

PANDEMIA

Curitiba e PR “controlam” casos de Covid-19, mas tem subnotificação e poucos testes

Levantamento do DIEESE aponta que índice é muito abaixo da média nacional

Curitiba (PR) e Porém.NET |
Audiência Pública na CMC sobre Covid-19 - Carlos Costa/CMC

Nesta semana, shoppings e academias reabriram em Curitiba e por todo Paraná. O processo de exposição social ao coronavírus foi autorizado pelo governo do estado com uma normativa que estabeleceu regras para o funcionamentos desses estabelecimentos comerciais. Entre os motivos para a flexibilização está o “controle” sobre os casos de contaminação e mortes. Levantamento do DIEESE aponta que o índice é muito menor do que a média nacional. Por outro lado, o estado e capital têm subnotificação e não fazem testes em massa.

O Paraná possui uma Taxa de Incidência por 100 mil habitantes de 27,1, com 3.099 casos registrados, bem abaixo da nacional que é de 157,5, com 330.890 casos registrados, já o município de Curitiba tem uma taxa de 38,8, com um total de 751 casos, portanto, acima da estadual. Com relação a Mortalidade para cada 100 mil habitantes, o Brasil apresenta uma taxa de 10,0, o Paraná 1,3 e Curitiba 1,9.

“Com relação a evolução da taxa de Incidência, desde os primeiros casos registrados no estado, que ocorreu no dia 12/03/2020, observamos uma incidência maior em Curitiba, mas possivelmente nas próximas semanas está diferença deve ser reduzida, em virtude da disseminação da doença no estado”, observa a nota do DIEESE.

Em audiência pública na Câmara Municipal, a equipe da secretária de Saúde, Márcia Huçulak, descartou testes em massa. A finalidade deve ser “cortar a cadeia de disseminação da doença”, testando pessoas que tiveram contato com casos suspeitos. Segundo a Secretaria, Curitiba não comprou nenhum teste, mas já recebeu testes PCR dos governos federal e estadual e mais de 30 mil testes rápidos do Ministério da Saúde.

Edição: Gabriel Carriconde