Minas Gerais

Nuestra America

Curso online gratuito é oportunidade para entender revoluções na América Latina

Organizada pela Consulta Popular, iniciativa é gratuita e prevê discussão sobre história do continente e desafios atuais

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Inscrições ainda podem ser realizadas - Reprodução

Começou nesta segunda (15) o curso online “Nuestra America – Revoluções”, que discute o pensamento crítico latino-americano e os processos de transformação vividos no continente. São oito módulos, com temas que perpassam a formação social da América Latina, as lutas de independência, as revoluções cubana, chilena, nicaraguense e venezuelana, além dos desafios atuais das lutas sociais.

 “Em um momento tão atribulado da nossa geração, estudar as experiências triunfantes das revoluções latino-americanas é um exercício de projetar um novo horizonte, mesmo quando tudo parece estar no sentido contrário”, comenta Ana Júlia Guedes, integrante da Consulta Popular de Minas Gerais e da comissão organizadora do curso. “Nosso esforço em realizar essa formação passa, certamente, pelo necessário resgate histórico das lutas do povo em nosso continente, mas queremos também fazer ecoar que é possível construir um novo mundo, mais justo e igualitário”, completa.

Realizado pela Consulta Popular – organização política que desde os anos 1990 trabalha em convergência a diversos movimentos populares na construção de um Projeto Popular para o Brasil – o curso “Nuestra America – Revoluções” é uma espécie de continuação do Curso Realidade Brasileira (CRB), cuja proposta é promover uma compreensão do país a partir de obras de autores e autoras brasileiras.

Apesar de não ser obrigatório, segundo Ana Júlia, o ideal é que as pessoas participantes já tenham passado pela formação do CRB.

Material pedagógico

Em cada módulo, que terá duração de 2h, será indicado pelos/as assessores/as um material de estudo para aprofundamento da temática. Todo o material será disponibilizado neste site, assim como outras informações sobre o curso, videoaulas e indicações de leitura prévia.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.  

Cronograma

Módulo 1 - 15/06 - 18h às 20h - Segunda-feira - Formação Social da América Latina

Evelyne Medeiros: militante da Consulta Popular em Pernambuco. Professora do Departamento de Serviço Social da UFPE. Doutora em Serviço Social UFRJ.

Módulo 2 - 17/06 - 18h às 20h - Quarta-feira - As lutas por independência no continente (do Haiti a Revolução mexicana)

Olivia Carolino: direção Nacional da Consulta Popular. Integrante do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Módulo 3 - 22/06 - 18h às 20h - Segunda-feira - Revolução cubana e seu legado para os processos de transformação

Nivia Regina da Silva: dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Representante Política do MST em Cuba.

Judite Santos: militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Mestra pelo Programa em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP)

Módulo 4 - 24/06 - 18h às 20h - Quarta-feira - Revolução chilena e seu legado para os processos de transformação

Emir Sader: professor no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ. Doutor em Ciência Política pela USP. Presidente do Comitê Científico Consultivo do Programa MOST da UNESCO.

Módulo 5 - 29/06 - 18h às 20h - Segunda-feira - Revolução nicaraguense e seu legado para os processos de transformação

Leidiano Farias: direção Nacional da Consulta Popular. Historiador formado pela UFC. Pesquisador da Revolução Sandinista.

Módulo 6 - 1º/07 - 18h às 20h  - Quarta-feira - Revolução venezuelana e seu legado para os processos de transformação

Igor Fuser: professor do curso de Relações Internacionais da UFABC e do curso de Pós-Graduação em Economia Política Mundial, também da UFABC. Doutor em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Módulo 7 - 06/07 - 18h às 20h - Segunda-feira - História das Ideias Revolucionárias da América Latina

Adriane Vidal: professora de História das Américas - FAFICH/UFMG. Pós-doutora em Sociologia pela UNICAMP. Especialista em História Intelectual e redes intelectuais na América Latina.

Módulo 8 - 08/07 - 18h às 20h - Quarta-feira - Desafios atuais para as lutas latino-americanas

João Pedro Stédile: economista, com pós-graduação na Universidad Nacional Autónoma do México, fundador do MST, da Via Campesina Internacional e da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América - ALBA Movimentos.

Dilma Rousseff: ex-presidenta do Brasil, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Edição: Elis Almeida