Minas Gerais

Artistas mineiros

Espetáculos da ZAP-18 e do Teatro da Pedra estão disponíveis na internet

Serão seis peças abertas ao público que virão acompanhadas de debates sobre arte, cultura e processos criativos

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Ao todo serão seis produções, três de cada companhia - Thiago Macedo/Divulgação

A ZAP-18, Zona de Arte da Periferia, e o grupo Teatro da Pedra estão disponibilizando seus espetáculos completos no YouTube. Ao todo serão seis produções, três de cada companhia, que virão acompanhadas de debates online sobre os processos criativos e diversos assuntos relacionados ao futuro da arte e da cultura no Brasil.

As peças “Homem vazio na selva da cidade” e “O gol não valeu”, ambos da ZAP-18, e “Odisseia” e “Fado”, do Teatro da Pedra, já podem ser conferidas na íntegra. O próximo debate acontece neste sábado (20), às 16h, neste link. Mais duas peças serão divulgadas na próxima semana e o último debate acontece no sábado seguinte.

Gustavo Falabella, integrante da ZAP-18, conta que a ideia surgiu há dois anos, mas por atrasos na execução do projeto aprovado, foi adaptada para o contexto de pandemia, de modo que mantivesse a troca entre os grupos e a interação com o público. “Escolhemos os espetáculos que tinham filmagens em condições de serem apresentadas, porque isso também é um paradigma novo, uma vez que a gente usava as filmagens como registro. E hoje virou uma das alternativas mais viáveis para gente continuar fazendo o nosso trabalho”, comenta.

Companhia

Com 18 anos de história, a ZAP-18 é um espaço de produção artística e teatral que também atua como escola livre de teatro, oferecendo oficinas para profissionais do teatro e para iniciantes, principalmente jovens, adolescentes e crianças. Localizado no bairro Serrano, Região Noroeste de Belo Horizonte, a ZAP-18 é uma referência na produção de um teatro político e engajado com causas sociais.

O Teatro da Pedra é uma companhia de São João del-Rei, no interior do estado, que agrega atores e atrizes da cena, da voz e do canto. Há mais de 15 anos, o grupo oferece aulas de teatro, dança, circo e música a crianças, jovens e adultos em diversas cidades mineiras. Sua sede, o Centro de Pesquisa em Arte e Educação do Teatro da Pedra, é um espaço aberto à comunidade, com programação a preços populares.

Edição: Elis Almeida