Rio Grande do Sul

NÚMEROS DA PANDEMIA

Rio Grande do Sul tem recorde de 25 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas

Já são 458 vítimas fatais no estado, que soma 19.710 pacientes infectados com a doença desde o início da pandemia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mapa de casos confirmados no estado mostra interiorização da doença, que já atinge 75% das cidades gaúchas - Divulgação SES

Nas últimas 24 horas foram confirmados 25 óbitos em decorrência do coronavírus no Rio Grande do Sul, conforme boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (22) pela Secretaria Estadual da Saúde. Este é o recorde de mortes registradas em um dia desde o início da pandemia. Com isso, o total de óbitos chega a 458 no estado.

As mortes notificadas são de moradores de Bento Gonçalves (2), Caçapava do Sul, Campo Bom (3), Canguçu, Capão da Canoa, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Constantina, Erechim, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaíba (2), Ibirubá, Itaara, Nova Prata, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre, Restinga Seca, Santo Ângelo (2).

Ainda segundo a SES, foram registrados 414 novos casos, elevando o total de casos confirmados para 19.710. O número estimado de recuperados é de 15.994 (81% dos casos) e 3.258 pessoas seguem com a doença ativa (17%).

Em ritmo de expansão no Interior, a covid-19 já está presente em 373 dos 497 municípios gaúchos, o equivalente a 75% das cidades do RS.

:: Porto Alegre e mais quatro regiões ficam em vermelho no distanciamento controlado ::

Brasil tem mais de 50 mil mortes por covid-19

O Brasil ultrapassou a marca de 50 mil mortes por coronavírus neste domingo (21) de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conas). Foram registrados 632 óbitos nas últimas 24 horas e 17.304 novos casos. Na última sexta-feira (19) o país atingiu um milhão de pessoas infectadas por coronavírus, foram 50 mil novos casos registrados no dia. Com os dados deste domingo, são 1.084.883 casos e 50.608 mortes por covid-19 no país.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

Edição: Marcelo Ferreira