Rio Grande do Sul

Artigo

Artigo | Camarada Pinheirão, presente!

Luiz Carlos Pinheiro Machado foi sepultado, aos 92 anos, neste 3 de julho, dia do seu aniversário

Porto Alegre | BdF RS |
Pinheirão é o tipo de sujeito que fez mais pela sociedade do que a sociedade sabe, porque os meios oficiais e mesmo as maiorias acadêmicas não dão destaque às obras feitas pelos comunistas, mesmo quando grandiosas - Divulgação

Sem as merecidas homenagens, foi sepultado neste gelado 3 de julho, em Porto Alegre, o camarada Luiz Carlos Pinheiro Machado, aos 92 anos de idade, justo no dia do seu aniversário.

Pinheirão é o tipo de sujeito que fez mais pela sociedade do que a sociedade sabe, porque os meios oficiais e mesmo as maiorias acadêmicas não dão destaque às obras feitas pelos comunistas, mesmo quando grandiosas. Foi professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Santa Catarina, onde se aposentou. Foi presidente da Embrapa, cargo que deixou porque o ministro pensava que ele estava ali pelo cargo, quando ele estava porque tinha projetos.

Pinheirão deixa significativa obra científica. Foi ele quem trouxe para a América a teoria e a prática conhecida como Pastoreio Racional Voisin, nome que ele mesmo cunhou em homenagem ao cientista francês André Marcel Voisin (1903-1964), que produziu as bases científicas para todo um trabalho que viria depois. Pinheirão fez e coordenou pesquisas sobre a produção agropecuária sem o uso de adubos químicos, sem agrotóxicos e sem lavrar a terra. Dizia sem qualquer receio que era possível, além de necessário, produzir alimento para toda a humanidade sem depender de nenhum monopólio da área de venenos, adubos químicos e mesmo de tratores. Aliás, dedicou sua vida para combater os monopólios que dominam o agronegócio e envenenam o mundo.

Pinheirão não fez só pesquisas e livros, que foram vários e são fundamentais. Ele mostrou na prática como a teoria poderia virar realidade no Brasil. E virou! Com seu próprio dinheiro, comprou uma pequena fazenda em Taquara, no  Rio Grande do Sul, e fez dela o laboratório para muitos estudos. A ideia geral é que a terra dá tudo que o animal precisa para se alimentar bem: pasto. Bem manejado, o pasto se revigora do estrume e da saliva do animal. A terra melhora, ao invés de ser esgotada. Milho e soja consomem mais energia para na sua produção do que devolvem em energia para o animal que o consome. Resumindo: é irracional tratar bichos com milho e soja.

Quando você passar por uma estrada no oeste catarinense, ou por qualquer latitude desta imensa América e ver vacas de leite, ovelhas, cabras, pastando em potreiro dividido em piquetes, saiba que foram alunos de Pinheirão que ensinaram a fazer aquilo. A produção leiteira em Santa Catarina, em outras partes do Brasil e da América, inclusive em Cuba, é muito baseada na ciência desenvolvida e transmitida por Luiz Carlos Pinheiro Machado e seus colegas de universidade, mais novos, incluindo o próprio filho dele, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho.

Nos anos anteriores a 2017, Pinheirão acompanhou, em nome da sua organização política, o Polo Comunista Luiz Carlos Prestes, do fundamento à conclusão da obra, a construção do Memorial Luiz Carlos Prestes, na avenida Beira Rio, em Porto Alegre. É um importante monumento desenhado por Oscar Niemeyer, em homenagem ao maior revolucionário brasileiro, de quem Pinheirão também era camarada.

Pinheirão era um homem firme no que pensava e no que dizia, sempre de forma franca e sem muitas voltas. Mas se emocionava sempre que falava da vitória do Exército Vermelho sobre o nazi-fascismo. Sim, o camarada que foi sepultado  sem que sequer pudéssemos cantar "A Internacional Socialista" em sua homenagem, era jovem comunista em 1945, no PCB, e ouvia pelo rádio os acontecimentos da Segunda Guerra. Falava emocionado do discurso de Stalin no dia em que comandou o começo da ofensiva soviética sobre o exército nazista, de Leningrado a Berlim, sem fôlego para o inimigo. Nestes tempos de novas ameaças...

Por certo o Brasil perdeu hoje um dos seus grandes filhos. Nossa solidariedade ao Polo Comunista Luiz Carlos Prestes, ao Pinheirinho e às demais pessoas da família.

"De pé, ó vítimas da fome..."

(*) O autor é ex-deputado estadual do PDT por Santa Catarina e publicou este texto no seu Facebook.

Edição: Ayrton Centeno