Minas Gerais

RÁDIO

Programa Brasil de Fato destaca reforma da Previdência estadual

Deputados acusam governo de querer aprovar propostas a toque de caixa

Belo Horizonte |

Ouça o áudio:

Entre as propostas apresentadas pelo governo, está o aumento das alíquotas de contribuição - Guilherme Dardanhan/ALMG

O programa Brasil de Fato MG desta sexta-feira (3) destacou a votação do parecer favorável à reforma da Previdência de Zema (Novo). O projeto, dividido em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 55) e um Projeto de Lei Complementar (PLC 46) passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O relator, Dalmo Ribeiro (PSDB) apresentou substitutivos para as duas propostas, separando questões diretamente previdenciárias e questões apenas administrativas. Para trabalhadores e parlamentares, governo tenta aprovar proposta a toque de caixa, na pandemia, sem participação popular. 

Em Belo Horizonte, o agravamento dos indicadores da pandemia levou a Prefeitura a acatar algumas propostas do Conselho Municipal de Saúde, como a autorização para uso de UTI's da rede privada para pacientes com covid-19 que demandem internação e o fechamento do comércio não essencial. 

E a Sociedade Brasileira de Cardiologia a aponta que mais pessoas morreram em casa por doenças cardiovasculares durante a pandemia. O aumento de mortes em domicílio por AVC, infarto e outras doenças foi superior a 30%. O problema pode estar relacionado ao acesso limitado a hospitais, redução da procura por cuidados médicos devido ao distanciamento social e também à contaminação pelo coronavírus. 

Edição: Wallace Oliveira