Ceará

Eleições

Conheça os pré-candidatos de esquerda à Prefeitura de Fortaleza

As eleições municipais terão novas datas devido a pandemia de coronavírus

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O Brasil de Fato Ceará listou os pré-candidatos da esquerda em Fortaleza. - Foto: Reprodução

Devido à pandemia de coronavírus as eleições municipais de 2020 acontecerão em nova data. O primeiro turno deverá ser realizado no dia 15 de novembro, e onde houver necessidade, o possível segundo turno deverá acontecer no dia 29 de novembro.

O Brasil de Fato Ceará listou os pré-candidatos da esquerda em Fortaleza. Alguns partidos procurados não responderam no prazo para o fechamento da matéria.

Partido Socialista Brasileiro – PSB

Recém filiado ao PSB, o pré-candidato Élcio Batista, foi chefe de Gabinete e secretário da Casa Civil do governo Camilo Santana (PT). De acordo com o PSB ainda está sendo travado diálogos com partidos e lideranças para determinar definitivamente seu nome como pré-candidato. Élcio é formado em Ciências Sociais, mestre em sociologia e professor universitário.

Partido Comunista do Brasil – PCdoB

O PCdoB de Fortaleza tem como pré-candidato o Professor Anizio Melo. Formado em história pela Universidade Estadual do Ceará, é educador desde 1985 foi presidente do sindicato dos professores APEOC entre 2011 e 2019. “Quero construir uma Fortaleza com prioridade na educação pública, enquanto estratégia de desenvolvimento articulada às políticas de saúde, segurança, turismo, esporte e cultura. Uma cidade democrática que luta contra o ódio, fascismo e qualquer forma de discriminação. Uma Fortaleza de Amor”, afirmou Anizio.

Partido dos Trabalhadores – PT

A deputada federal Luiziane Lins é a pré-candidata do PT ao pleito municipal. Prefeita de Fortaleza entre 2005 e 2013, foi também vereadora da cidade e deputada estadual do Ceará. “As eleições de 2020 serão muito importante e vão ser definidoras de muitos processos no Brasil. Segundo Luiziane, “nós vamos decidir e votar nas pessoas que vão cuidar das outras pessoas no período pós pandemia, no meio de uma crise sanitária, econômica, política, ambiental, cultural e educacional. Por isso essas eleições de 2020 elas têm uma importância muito grande para nosso país e, em especial, para cada município brasileiro”. 

Partido Socialismo e Liberdade – PSOL 

O PSOL conta com duas pré-candidaturas internas, a da escritora transfeminista Helena Vieira e do militante dos Direitos Humanos e deputado estadual Renato Roseno, a expectativa é que o nome seja definido até o dia 19 de julho. Helena Vieira estudou Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo (USP), é militante dos Direitos Humanos e da população LGBTQI+, ela pode ser a primeira mulher trans a ser candidata à prefeita no país. Renato Roseno é advogado e deputado estadual pelo PSOL desde 2015, sendo o primeiro a conseguir a vaga pela legenda na Assembleia Legislativa do Ceará. Segundo Renato, “nós estamos vivendo uma crise que é econômica, social, ambiental e é, essencialmente, política. As eleições municipais vão permitir que a sociedade brasileira opte por novas representações que de fato permitam um programa de superação dessas múltiplas crises”.

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU 

Zé Batista foi oficializado como pré-candidato a prefeito do PSTU ao pleito municipal de Fortaleza, pedreiro, dirigente do sindicato dos operários da construção civil desde 1999 e membro da executiva nacional da Central Sindical e Popular Conlutas.

Unidade Popular - UP

A professora da rede municial de Fortaleza e pedagoga, Paula Colares, é a pré-candidata da UP na disputa do cargo de prefeita. Fez parte do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire e do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará,atualmente preside estadualmente a Unidade Popular e faz parte da Coordenação Nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário.

Edição: Monyse Ravena