Rio Grande do Sul

SOLIDARIEDADE

Assentados de Jóia, no RS, arrecadam 8 toneladas de alimentos para doação

A maior parte dessa produção chegou na capital e será distribuída para famílias em vulnerabilidade social

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Assentados de Jóia doam suas produções aos que mais precisam - Divulgação

“Nós já sentimos na pele o que é ter pouca comida. Sabemos da importância em receber doações. Por isso, nesse momento de pandemia, estamos dividindo a nossa produção com quem precisa”, relata o vice-diretor da Escola Joceli Corrêa, Adilio Perin, ao lembrar dos tempos de acampamento.

No Rio Grande do Sul, assentados de várias regiões doaram juntos quase 170 toneladas de alimentos desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil. Nesta ação em específico, participaram das arrecadações a Escola Joceli Corrêa, os assentamentos Rondinha, Barroca, Tarumã e o Reassentamento 31 de Maio, todo do município de Jóia, na região Centro do estado.

Os Sem Terra arrecadaram oito toneladas de alimentos como feijão, batata-doce, mandioca, laranja, bergamota, lima, abóbora e moranga. A doação foi dividida. Parte foi entregue para o Lar dos idosos de Jóia, já a maior quantia chegou em Porto Alegre, nesta quinta-feira, dia 16.

Segundo Geronimo da Silva, dirigente estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), esses alimentos que chegaram na capital gaúcha serão distribuídos para trabalhadores da periferia. “Quem tem fome, tem pressa, por isso seguiremos arrecadando alimentos e fazendo ações de solidariedade. A periferia necessita essa ajuda”, enfatiza.

Alimentando e reflorestando


Chega em Porto Alegre cerca de oito toneladas de alimentos da Reforma Agrária / Maiara Rauber

Perin ressalta que essa foi uma dupla ação, pois configura m uma articulação que atende duas campanhas do MST: o Programa Nacional de Reflorestamento e a Campanha de Solidariedade do MST. Os assentados ao doarem suas produções em contrapartida receberam mudas de árvores. “Esse ano vamos plantar oito mil árvores nativas aqui em Jóia. Durante a arrecadação entregamos 20 mudas para cada família dos assentamentos que participaram” aponta o assentado. Ainda de acordo com ele, já foram distribuídas cinco mil mudas, sendo que o restante será entregue em um segundo momento em outros assentamentos da região.

Seis mil dessas mudas vêm de uma parceria da Cooperativa Agropecuária e Laticínios Pontão (Cooperlat), do MST, com o viveiro da Cooperativa de Distribuição de Luz (Creluz). As outras duas mil foram doadas pela Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí (Ceriluz) e a Cooperativa de Energia (Coprel) de Ibirubá, localizada na região Centro do RS.

A campanha de reflorestamento do MST tem como objetivo plantar 10 milhões de árvores nos próximos 10 anos. Cada estado tem metas a serem cumpridas anualmente. Com a pandemia, os assentados e acampados estão em quarentena produtiva. Produzindo alimentos agroecológicos e dividindo-os com os mais vulneráveis, cuidando da natureza e plantando árvores.

Edição: Marcelo Ferreira