Rio Grande do Sul

Balanço

RS tem 3.209 novos casos de coronavírus e mais 40 óbitos nas últimas 24 horas  

Somente 1.639 são de Porto Alegre, muitos referentes a casos represados mais antigos; total de infectados supera 45 mil

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Pela primeira vez, desde o início da pandemia, capital gaúcha atinge mais de 90% dos leitos de UTI ocupados - Flávio Dutra/JU

O Rio Grande do Sul registrou 40 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta quarta-feira (09). Também foram notificados 3.209 novos casos da doença, incluindo os repressados da capital. Com isso, já são 1.141 mortes e 45.334 pessoas infectadas no estado, em 441 dos 497 municípios, desde o início da pandemia. Dos casos confirmados, 37.730 são considerado como recuperados. Somente em Porto Alegre, são 5.860 casos confirmados e 189 vítimas fatais

Conforme a SES, as mortes são de residentes dos municípios de Novo Hamburgo (6), Porto Alegre (5), Viamão (4), Rio Grande (3), Alvorada (2), Canoas (2), Gravataí (2), São Leopoldo (2), Triunfo (2), Alegrete, Butiá, Caçapava do Sul, Estrela, Ijuí, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, São Lourenço do Sul, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, Vacaria e Venâncio Aires.

Já em relação ocupação dos leitos de UTI, o estado tem ocupação de 75,6%, a maior dos últimos dias. A região metropolitana é a que apresenta o maior índice de ocupação, marcando 82.9%, sendo São Leopoldo com 100%, Novo Hamburgo com 96,9% e Porto Alegre, pela primeira vez, mais de 90% de leitos de UTI ocupados. 

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) prevê que Porto Alegre atingirá o pico da pandemia de coronavírus no final de agosto. A estimativa indica que, no pico, haverá cerca de 27 mil casos de covid-19 na capital, com 300 pessoas internadas em UTI e 200 necessitando de respiradores. 

Mais de dois milhões de infectados no país

O Brasil ultrapassou a marca dos dois milhões de infectados pelo novo coronavírus. De acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta quinta-feira, nas últimas 24 horas foram 1.322 óbitos e 45.403 novos casos de covid-19 em todo o país. Com isso, já são 76.688 mortes e 2.012.151 casos confirmados da doença no país. O estado com mais casos confirmados e mortes segue sendo São Paulo, seguido do Ceará e Rio de Janeiro, Pará, Bahia. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira