Paraíba

NÃO PASSARÁ

Banda Cabruêra reage contra uso de sua música em propaganda de deputada bolsonarista

Grupo juntou-se aos músicos Tom Zé e José Miguel Wisnik para lançar uma nota de repúdio no último sábado (25)

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Circulação - Imagem reprodução

A banda Cabruêra juntou-se aos músicos Tom Zé e José Miguel Wisnik para lançar uma nota de repúdio no último sábado (25) contra o uso inapropriado de suas músicas pela deputada Carla Zambelli (PSL-SP), uma das mais aguerridas defensoras do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). 

A música Forró Esferográfico, gravado em 2000 pela Cabruêra e a música Xique-Xique de Tom Zé e José Miguel Wisnik fez parte da trilha sonora de um vídeo que denota apoio do povo nordestino ao presidente. 

Arthur Pessoa, vocalista da banda, conta que não o propósito do uso da música é falacioso: "Tanto o Tom Zé quanto a Cabruêra sempre tiveram posicionamento político de não concordar com esse governo que está fora de qualquer ordem legal. Um artista tem direito de ter ciência de onde vai ser utilizada a obra dele e ainda mais quando a banda tem esse posicionamento muito bem colocado no Instagram de não concordar com esse governo”


Imagem reprodução do vídeo produzido pela deputada Carla Zambelli - As imagens de Bolsonaro com chapéu de couro, de forma caricaturada, são uma tentativa de demonstrar um suposto apoio dos nordestinos a seu governo.

Ele conta que se uniram ao Tom Zé e a José Miguel Wisnik, que é um dos maiores estudiosos da música brasileira, para repudiar e mostrar que não concordam com o uso indevido da sua obra: “Não aceitamos ser utilizados para sustentar uma imagem que não é verdadeira, até porque o governo perdeu em todos os estados do Nordeste. Uma das piores respostas da pandemia no mundo é a do Brasil, e isso não é questão de concordar com o governo. O jornalismo internacional diz isso. Inclusive ele (Bolsonaro) está réu do Tribunal de Haia, acusado de genocídio com quase 100 mil mortes na pandemia. E ele demonstra total desinteresse e é quem deveria estar prestando todo apoio e solidariedade às famílias que vem perdendo seus parentes queridos”, afirma Arthur. 


Nota de Repúdio da Cabruêra / Imagem reprodução

A nota publicada pela Cabruêra afirma: “A Cabruêra se une a Tom Zé e José Miguel Wisnik e também vem denunciar e repudiar o uso indevido da nossa música em propaganda da dep. Carla Zambelli em peça publicitária mentirosa! O Nordeste e a Cabruêra não apoiam esse desgoverno fascista! Seremos resistência e vamos com certeza procurar os meios legais para acionar a Justiça! Fora Bolsonaro!!!”

Os músicos Tom Zé e José Miguel Wisnik afirmaram estar “abalados com o uso da música Xique-Xique na propaganda de cunho eleitoral voltada para o presidente”. 

A deputada Carla Zambelli publicou outro vídeo explicando que utilizou trechos com tempo inferior a 32s, portanto, não feriu a Lei de Direito Autoral. Na sua fala, Carla enaltece o nordeste de forma caricata onde cita até mesmo a seca como elemento simbólico, fato que estigmatiza a região.

Arthur Pessoa publicou um vídeo-protesto em formato de cordel. Assista: 


 

Edição: Maria Franco