Minas Gerais

JORNALISMO

Mídia independente é lançada no Vale do Aço (MG)

Portal Subversus pretende abordar conteúdo jornalístico sobre a realidade e história da região

Ipatinga | Brasil de Fato MG |
print do site do subversus
Tela inicial do site do Subversus - Reprodução

Com o objetivo de divulgar conteúdo jornalístico da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), o portal Subversus foi lançado neste mês de julho. A iniciativa, do jornalista e fotógrafo Nilmar Lage, pretende contextualizar historicamente o leste de Minas Gerais e tratar de questões que não são pautadas na mídia empresarial.

São mídias com ponto de vista definido, que tratam com seriedade seus assuntos

“Nossa proposta é, a partir do caráter independente, realizar reportagens de fôlego, quando possível com apresentação multimídia, com ampla abordagem e contextualização, trabalhando com ética e responsabilidade. Não difere muito do que é proposto por meios que nos inspiram, como o próprio Brasil de Fato, que são mídias com ponto de vista definido, mas que tratam com seriedade seus assuntos”, explica.

Para a estreia, o portal traz uma reportagem sobre a inexistência de planos de emergência para a população, prometidos após a explosão do gasômetro G-150 da siderúrgica Usiminas, em Ipatinga no ano de 2018, que deixou 34 pessoas feridas. Além de Ipatinga, a RMVA também é composta pelas cidades de Timóteo, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso.

Outros temas

Nilmar explica que outras questões também serão abordadas no portal, para além dos textos relativos à região. “Sou jornalista freelancer, e também trabalho com fotografia e vídeo, e isso me leva a lugares pelos quais é possível abordar histórias de pessoas colocadas em situação de vulnerabilidade, mesmo que fora da região de atuação do Subversus”, conta.

O portal pode ser conferido em www.subverus.com.br ou @subversusjornal, no Instagram.

Edição: Elis Almeida