modo de vida

Sabedoria popular para a preservação de florestas é destaque no programa Bem Viver

Edição desta segunda-feira (27) também traz balanço semanal sobre a pandemia do coronavírus 

Ouça o áudio:

Rede de sementes ajuda a recuperar áreas degradadas do Xingu, Araguaia e regiões do Cerrado e Amazônia - Tânia Rego/ Agência Brasil

Enquanto o desmatamento de florestas avança no país, as populações que dependem diretamente das matas e das águas para a manutenção de seus modos de vida confrontam os desmatadores e utilizam a sabedoria popular para recuperar a biodiversidade. 

O Bem Viver desta segunda-feira (27) apresenta uma dessas experiências que preservam e multiplicam o patrimônio ambiental por meio das sementes. Trata-se da Rede de Sementes do Xingu, premiada no exterior pela sua atuação no Brasil.

::"As consequências são irreparáveis", diz indígena Terena sobre destruição do Pantanal::

Outro destaque desta edição é a expansão do curso de agentes populares de saúde em Pernambuco. Após formação na capital, Recife, o projeto chegou chegou ao campo para realizar ações de conscientização também nas comunidades interioranas, em consonância com o aumento dos casos de coronavírus nas cidades do interior do país.

O cenário da pandemia no Brasil, que permanece preocupante, também é tema do boletim “A covid-19 na semana”. O médico de família e comunidade Aristóteles Cardona traz ainda uma avaliação sobre o avanço das pesquisas para a produção de vacina para imunização contra o coronavírus.

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super, de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre, de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF) e Rádio Cultural, de Lago da Pedra (MA).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Geisa Marques