Ceará

Agroecologia

Projeto Saberes do Semiárido pretende fortalecer o comércio agroecológico em Sobral

Além das ações em Sobral, o projeto também implementará três tecnologias sociais em território boliviano

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O projeto terá duração de 15 meses e proporcionará a troca de conhecimento entre os participantes por meio de intercâmbios. - Foto: Arquivo Cetra

O Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), juntamente com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Adaptando Conhecimento para a Agricultura Sustentável e o Acesso a Mercados (AKSAAM) lançam nessa quarta-feira (29), o projeto Saberes do Semiárido, que tem como centralidade o fortalecimento do processo de comercialização agroecológica. O lançamento acontecerá a partir das 16h (horário brasileiro; 15h horário boliviano), ao vivo na página do Cetra no Facebook.

O projeto traz um destaque especial para a relação Sul-Sul, a partir da parceria com o Centro de Estudios Regionales de Tarija (Cerdet), da Bolívia. No país, as ações terão centralidade na difusão de tecnologias sociais no Território Gran Chaco, em Tarija. Ao todo, serão três tecnologias implantadas a partir do aperfeiçoamento e processos formativos, são elas: o reuso de águas cinzas que, junto das cisternas, ampliaram a capacidade e disponibilidade de água para uso nos quintais; o biodigestor, que inovou na produção de gás para uso doméstico, e o fogão ecológico, que favorece maior autonomia energética e geração de renda a partir da otimização do consumo de biomassa.

Já no Brasil, a iniciativa centrará as atividades no território de Sobral, no Ceará, mesmo território de atuação do Projeto Paulo Freire (FIDA/SDA), onde o irá proporcionar um espaço físico permanente para a comercialização agroecológica e também o desenvolvimento de um aplicativo para a venda dos produtos.

O projeto terá duração de 15 meses e proporcionará a troca de conhecimento entre os participantes por meio de intercâmbios, como, por exemplo, a realização de um encontro internacional de agricultores experimentadores para o intercâmbio de experiências a partir das temáticas “tecnologias sociais e acesso a mercados” e a realização do I Festival Estadual de Gastronomia Agroecológica no Território de Sobral, que será realizado em parceria com a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco e o Movimento Slow Food Ceará. Serão cerca de 130 famílias beneficiadas diretamente. São agricultores familiares, quilombolas e indígenas, e principalmente, mulheres e jovens rurais, compartilhando saberes no Semiárido latino-americano.

Edição: Francisco Barbosa