Pernambuco

VALORIZAÇÃO

Movimento Canavial, de Pernambuco, é finalista de prêmio promovido pelo Iphan

Coletivo cultural atua na preservação da cultura popular da região da Zona da Mata

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Movimento Canavial surgiu em 2004 e atua em defesa da memória e manutenção da arte de grupos, mestres, artistas - Acervo Movimento Canavial

A 33ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem uma finalista pernambucano. O Movimento Canavial, que atua em defesa da memória e manutenção da arte de grupos, mestres, artistas e produtores culturais no interior de Pernambuco concorre com outros 19 projetos em sua categoria.

O Movimento Canavial, representado pelo Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, surgiu em 2004, com a transformação do Sítio Chã de Camará, na cidade de Aliança, região da Zona da Mata Norte pernambucana, no Ponto de Cultura Estrela de Ouro. Foi lá que a comunidade, antes mesmo de tornar-se Ponto de Cultura, que deu os primeiros passos na organização de apresentações sazonais dos grupos da localidade.

 Logo depois, com a oficialização do espaço dedicado às atividades culturais, a comunidade passou a trabalhar os diversos aspectos de sua cultura, educação, saúde, política cultural, trabalho, habitação e sustentabilidade. O movimento também organiza o Festival Canavial, evento que se tornou tradicional no calendário cultural pernambucano, por garantir espaço e visibilidade aos grupos e artistas da cultura popular.

“São diversas pessoas que fizeram do movimento um projeto de vida e que mudaram o panorama de uma região a partir de conversas embaixo do pé de jaca no sítio Chã de Camará, em Aliança, Pernambuco” lembra Afonso Oliveira, coordenador do Movimento Canavial.ao longo de toda a sua trajetória o movimento já capacitou mais de 100 produtores culturais. Juntos, eles já conseguiram captar mais de R$ 40 milhões em projetos culturais, que são executados na própria região, todos com foco na Cultura Popular.

Criado pelo Iphan, desde 1987, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é o maior evento cultural em reconhecimento aos brasileiros que atuam na gestão, preservação e valorização do Patrimônio Cultural. Este ano, 121 participantes, de todo o país, estão na disputa para etapa final. Agora, na etapa nacional, serão selecionadas 12 ações no campo do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cada premiado receberá o valor de R$ 20 mil. O resultado está previsto para o dia 30 de setembro.


 

Edição: Vanessa Gonzaga