Minas Gerais

EDUCAÇÃO

APUBH lança vídeo em homenagem ao professor Tomaz Aroldo da Mota Santos

Prof. Tomaz Aroldo foi o primeiro e único reitor negro da UFMG, na única eleição paritária que ocorreu na universidade

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Tomaz foi agraciado com o título de Professor Emérito em 2017, uma forma de reconhecimento da comunidade acadêmica - UFMG

O Sindicato dos professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBH lança nessa sexta-feira, 21 de agosto, às 19h, em seu canal no Youtube, um vídeo em homenagem ao ex-reitor da UFMG, Tomaz Aroldo da Mota Santos, falecido em 18 de junho de 2020.

Professor Emérito da UFMG, em 2017, Tomaz foi o primeiro e único reitor negro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bem como o único eleito em regime de voto paritário, ou seja, que equiparava o peso dos votos dos estudantes, dos funcionários e dos docentes. Hoje, os docentes têm 70% do peso, os funcionários 20% e os estudantes 10%.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Na UFMG, Tomaz foi também diretor do ICB (Instituto de Ciências biológicas) e pró-reitor de Extensão. Além disso, Tomaz foi presidente da ANDIFES, a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior no Brasil, além de ter sido primeiro reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Hélder de Figueiredo, diretor do Sindicato, comenta como Tomaz foi uma figura emblemática e importante na Universidade, tendo atuação importante na construção da política de cotas nas universidades. “Tomaz foi agraciado com o título de Professor Emérito em 2017, uma forma de reconhecimento da comunidade acadêmica sobre a importância de seu trabalho para a história da instituição”.

O vídeo-documentário, Tomaz Aroldo (2020), foi dirigido por Rodrigo Campos, diretor, roteirista, produtor e diretor de arte (Transversal Produções), formado na Escola de Belas Artes da UFMG. E a produção foi da APUBH UFMG+ Sindicato dos Professores, com apoio da OAP (Organização dos aposentados e pensionistas da Universidade Federal de Minas Gerais).

O vídeo reconstrói aspectos da vida familiar e da atuação do prof. Tomaz na luta por uma universidade pública, gratuita e inclusiva com forte dedicação à pesquisa, ao ensino e a extensão.

A sessão de lançamento contará com a participação da reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida; a presidente da OAP, Magda Velloso Fernandes de Tolentino (OAP) e o cineasta Rodrigo Campos. Daniel Perini, filho do professor Tomaz, representará a família.

Serviço:

Lançamento do vídeo: Tomaz Aroldo (2020)

Sexta feira, 21 de agosto às 19 horas

Canal do APUBH no Youtube

Edição: Elis Almeida