Minas Gerais

CORONAVÍRUS

Kalil anuncia aumento da flexibilização para abertura do comércio em BH

Restaurantes poderão funcionar para almoço, de 11h às 15h, e praças públicas serão reabertas

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Anúncio foi feito nesta quinta (20) em entrevista coletiva - Amira Hissa/Prefeitura de Belo Horizonte

Em pronunciamento feito hoje (20), em entrevista coletiva, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou que o comércio poderá funcionar de segunda a sexta. Até o momento, o comércio da capital mineira estava funcionando três vezes por semana e com horários específicos para cada tipo de comércio, seguindo protocolo de segurança da Prefeitura.

A novidade dessa segunda fase da flexibilização é a liberação da abertura de restaurantes para almoço, sem consumo de bebida, de 11h às 15h. Além disso, as praças públicas serão abertas, incluindo a Lagoa da Pampulha.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A reabertura do comércio foi retomada em 6 de agosto pela PBH. Atualmente, a cidade encontra-se no Nível de Alerta Geral Amarelo.

De olho no número de contaminações

O prefeito reiterou que a flexibilização será retrocedida caso o número de casos de contaminados pelo coronavírus aumente muito nas próximas semanas. Pontuou também que os cuidados para a não proliferação do vírus são dos comerciantes e dos cidadãos.

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde mostra que a taxa de ocupação dos leitos de UTI, somados SUS e rede suplementar, está em 76%. Já os leitos de enfermaria, também somando-se SUS e rede suplementar, estão 71% ocupados.

Já são 30.305 casos de contaminação por coronavírus confirmados em Belo Horizonte e 873 óbitos.

Edição: Elis Almeida