Minas Gerais

CRISE HÍDRICA

Artigo | Barraginhas podem “gerar água” e vida para a população

Projeto em tramitação chama a atenção para um grave problema que se espalha pelo país: a crise de abastecimento de água

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
plantação
Sem água, não existe vida e nem alimentos. - USP imagens

Sem água, não existe vida e nem alimentos. O processo de desmatamento, da utilização dos espaços para agricultura e para pastagem, provocam empobrecimento e compactação do solo, favorecendo erosão, voçorocas, causando assoreamento e enchentes cada vez mais violentas nos aglomerados e centros urbanos. É preciso e é possível reverter este quadro.

As barraginhas ou bacias de contenção tem essa função, de reter as águas das chuvas, as enxurradas, favorecendo a infiltração da água no solo, de maneira gradual, tanto na vertical como na horizontal. Isso evita enchentes, assoreamentos e o mais importante: reabastece o lençol freático e gera minas, olhos d’água e umidificação nas franjas das barraginhas. Além disso elas ajudam a recuperar e perenizar as nascentes de bacias e sub-bacias hidrográficas.

Falta d’água era apenas um problema do semiárido, atualmente é um problema de todo Brasil

Tudo isto é um processo barato, eficiente, ao alcance de todos. Por isso apresentei projeto de lei na Câmara dos Deputados que pode sanar grande parte dos problemas com a crise hídrica que os municípios brasileiros vêm enfrentando. O projeto de lei (PL 3.715/2020) que está em tramitação e pronto para ir para a pauta do plenário cria o Programa de Barraginhas.

As barraginhas são constituídas de pequenas escavações feitas nas propriedades, com 1,5 de profundidade, com medidas variando de 25 a 30 metros de diâmetro, dispostas em sequência por onde correm as enxurradas. Elas captam água de chuva e retém água de enxurradas. Elas servem para controlar a erosão e direcionam a água acumulada ao subsolo, reabastecendo o lençol freático. Podendo ser construídas dispersas na propriedade rural, também servem de reservatório de água para o uso produtivo, como irrigação da horta e consumo animal.


As barriguinhas captam água da chuva e retém água de enxurradas. / Luciano Cordoval

O projeto em tramitação chama a atenção para um grave problema que se espalha pelo país: a crise de abastecimento de água para as populações, ocasionada por uma série de ações humanas. Até há pouco tempo atrás, a falta d’água era apenas um problema do semiárido. Atualmente esse é um problema de todo Brasil, do Sudeste, do Sul, do Centro Oeste, do Norte e Nordeste.

Para implementar estas ações o projeto prevê utilização dos recursos do Comitê das Bacias Hidrográficas, da Agência Nacional de Águas – Ana, do Departamento Nacional de Obras contra a Seca – DNOCS, recursos de fundos específicos, recursos federais e doações de entidades nacionais e internacionais.

O projeto está ao alcance de todos, e a Embrapa já tem experiência e já implementou o projeto em vários municípios de Minas e do Brasil. Temos que plantar água. Preservar e recuperar nossas nascentes. Cercá-las é um passo importante. Além disso, é preciso reter e segurar as águas de chuva. As barraginhas ou bacias de contenção são fundamentais para isto. O projeto de lei também tem papel importante na preservação do meio ambiente.

A terra é “Nossa Casa Comum”, como afirma o Papa Francisco. Temos que cuidar dela. Esta é nossa missão. Água é vida, saúde e alimento. Só quem carrega um balde na cabeça sabe dar valor a este bem que Deus nos deu. Nós, os seres humanos estamos destruindo, poluindo e secando. É preciso cuidar e já está passando da hora.

Edição: Elis Almeida