Paraíba

INCLUSÃO

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica será comemorado neste sábado (29) com live-show

Cantora Bia Ferreira é a atração convidada; ela possui forte poesia antiracismo e pelos direitos LGBT

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card: Divulgação

O dia Nacional da Visibilidade Lésbica será comemorado neste sábado (29) com live-show da cantora Bia Ferreira. A ação parte de uma construção coletiva, numa parceria entre o Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria, a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e a Funesc PB. 


Bia Ferreira / Imagem: Reprodução

Bia Ferreira é mineira e ficou conhecida nacionalmente pela música ‘Cota não é esmola’. A artista se destaca pela luta antirracista e em defesa dos direitos LGBT.

 Além do show cultural, também haverá Sarau Poético Virtual no Instagram @mulheresufpb. O show da Bia Ferreira será transmitido pelo Instagram @maria.quiteria.pb às 20h.

 A agenda do mês da Visibilidade Lésbica envolve ações políticas, artísticas e culturais que se estendem até Setembro, dia 23, quando ocorrerá o dia do Orgulho e da Visibilidade Bissexual.

Com o tema “Equidade, sim! Racismo, não! Onde estão as mulheres lésbicas e bissexuais?”, as atividades são realizações do Grupo Maria Quitéria  juntamente com o Movimento 8 de março, o Fórum de Mulheres em Luta da UFPB, Pachamamá - Coletivo de Mães, o TPM, a Marcha da Negritude Unificada contra o Racismo e o Projeto de Extensão da UFPB: ‘As mulheres Ocupam as Praças’ e o Setorial de Mulheres Rosa Vital – PSOL/PB.


Reprodução / Card: Divulgação

As ações deste mês ocorrem em alusão aos dias 19 e 29 de agosto que são Dia Nacional do Orgulho Lésbico e Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Em setembro será abordada as particularidades das mulheres bissexuais, pelo dia 23 de Setembro: Dia do Orgulho e da Visibilidade Bissexual.


Reprodução / Card: Divulgação

“O tema deste ano surge como uma provocação e uma tentativa de mapear os espaços e atuações das mulheres lésbicas e bissexuais em diferentes espaços e por compreendermos gênero, sexualidade e raça são debates indissociáveis e de extrema importância diante do contexto histórico, social, cultural e político que vivenciamos”, explica Erika Nicácio, integrante do Maria Quitéria.

O mês de Agosto é marcado pela Visibilidade Lésbica, simbolizando a luta e resistência das mulheres lésbicas no país. Esse mês foi instituindo no 1° Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE) que ocorreu em 29 de Agosto de 1996 pelas militantes que construíram e participaram do encontro.


Reprodução / Card: Divulgação

Dia 29 de Agosto, dia de visibilidade, dia de movimento

O Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria é uma organização que existe desde 2002 na Paraíba levando a bandeira das mulheres lésbicas e bissexuais e atuando contra a lesbofobia, bifobia, racismo e machismo. “Entendemos a importância de posicionarmos e movimentarmos para que nossos corpos, vozes e direitos não sejam silenciados.

“Comemorar este mês é mostrar que estamos ocupando os mais diversos espaços da sociedade, romper silêncios, fortalecermos nossa existência e nossa bandeira de luta, denunciar e combater as diversas formas de violências lesbofobicas, e reivindicar do Estado políticas públicas e sociais que atendam nossas demandas”, ressalta Erika.
 

Edição: Maria Franco