Paraná

FUTEBOL

Alguém lembra da Libertadores da América?

Torneio volta com sete times brasileiros e regulamento modificado

Curitiba (PR) |
Athletico disputa o torneio sulamericano no qual já chegou a ser vice em 2005 - Divulgação

Mais de 170 dias depois, parada desde 12 de março, a Copa Libertadores da América volta na próxima terça-feira, dia 15, já com jogo do Athletico-PR contra o Jorge Wilstermann, da Bolívia. O Santos encara o Olimpia, do Paraguai, em casa. No dia seguinte, o Palmeiras também vai à Bolívia pegar o Bolívar. Internacional pega o América de Cali, em Porto Alegre. Na quinta-feira, o Flamengo vai ao Equador jogar com o Independiente Del Valle, o Grêmio viaja para o Chile para pegar a Universidad Católica. Mas é o São Paulo quem pega em casa o adversário mais difícil, o River Plate, da Argentina.  

E o torneio não deve se parecer em nada com o que ocorria antes da parada da pandemia. Os times argentinos, por exemplo, estavam com o calendário de competições oficiais totalmente parado, só voltando agora na disputa continental. E os times brasileiros também vêm para a competição bem modificados. 

No caso do Athletico, por exemplo, levantamento do site da ESPN mostra que chegaram dez jogadores, entre eles o novo-velho atacante Walter, o zagueiro Aguilar (ex-Santos), o meia Jaime Alvarado (ex-Waltford) e o atacante Geuvânio. E saíram seis jogadores e até mesmo o técnico Dorival Júnior, demitido após derrotas consecutivas no Brasileirão. Os outros times mexeram menos no elenco, mas não dá para saber como voltarão. 

Mudanças nas regras 

Entre as novidades, os times poderão inscrever novos jogadores em qualquer fase do torneio, um jogador poderá defender mais de dois times e quem trocou de equipe poderá voltar ao time anterior. Todas essas alterações foram estendidas também para a Copa Sul-Americana. 

Edição: Gabriel Carriconde