Minas Gerais

FESTIVAL DE INVERNO 

Com meio século de tradição, festival cultural da UFMG começa nesta segunda (14)

Conceição Evaristo, Nêgo Bispo e Mônica Salmaso são alguns nomes que se apresentam gratuitamente

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Conceição Evaristo
Conceição Evaristo é um dos nomes que se apresenta no Festival de Inverno da UFMG - Créditos da foto: Divulgação

O Festival de Inverno da UFMG chega a sua 52º edição e comemora em grande estilo. Neste ano, diante do contexto de pandemia, o evento será realizado virtualmente, mas a programação não deixa em nada a desejar. Shows, palestras, exposições, oficinas, peças de teatro e rodas de conversa são algumas das atividades em cartaz.

Frente a série de ataques do governo federal ao setor, na edição deste ano, o Festival de Inverno propõe uma releitura da nossa sociedade pelo viés da cultura e da educação.

Com o lema "Mundos possíveis: culturas em pensamento" o evento propõe, através de debates com nomes como a escritora Conceição Evaristo e o quilombola Nêgo Bispo, questionamentos sobre a nossa realidade e a sociedade que queremos. "É uma reflexão atual sobre o nosso mundo, pela perspectiva dos saberes indígenas, quilombolas, periféricos, etc", afirma a diretora adjunta do Festival. Mônica Medeiros Ribeiro.

Festival também marca aniversário da UFMG

A edição deste ano também traz em sua construção a comemoração dos 93 anos da universidade, celebrado no último dia 07. Se por um lado a instituição comemora marcos como o título de uma das melhores universidades públicas do país, referendado no início deste mês pela Times Higher Education (THE), e se destaca como referência nas pesquisas sobre a covid-19, por outro, convive com o sucateamento promovido pelo governo.

Com o lema "Mundos possíveis: culturas em pensamento" o evento propõe questionamentos sobre a nossa realidade e a sociedade que queremos

Para a diretora adjunta do Festival, celebrar a instituição e o seu papel na sociedade se torna urgente neste cenário. "A universidade está junto da sociedade, ela pensa a sociedade. Ela é um espaço que promove cultura, ciência, articula debates dos mais diversos, promove descobertas e esses são elementos que fazem com que a gente possa ter alguma esperança", declara.

Articulação Nacional

Neste ano, parte da programação do Festival de Inverno UFMG está integrada à programação do 4º Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (Forcult), evento que é organizado pela UFMG e que será realizado nos últimos três dias do festival, de 21 a 23 de setembro.

Na abertura do fórum, dia 21, às 15h, Juca Ferreira, ex-secretário municipal de Cultura de Belo Horizonte e ex-ministro da Cultura, fará palestra sobre O papel das universidades na construção de um sistema nacional de cultura.

Shows, palestras, exposições, oficinas, peças de teatro e rodas de conversa são algumas das atividades em cartaz

Realizado desde 2017, o Forcult reúne gestores, servidores técnico-administrativos e produtores culturais que atuam nos setores de cultura das instituições de ensino superior (IES) do país. Interessados podem se inscrever até 20 de setembro para participar do fórum, pela página do Festival de Inverno.

Programação

O 52º Festival de Inverno da UFMG começa nesta segunda (14) e segue até o dia 23 de setembro. Os participantes que desejam obter certificado de participação nos eventos deve se inscrever previamente na página do evento. Todas as atividades serão transmitidas no canal do Youtube da UFMG. A programação completa do Festival você confere aqui.

*Com informações de Ewerton Martins Ribeiro - UFMG
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Edição: Elis Almeida