Rio Grande do Sul

Homenagem

Rumo ao Centenário de Paulo Freire!  

Comemorações iniciam neste sábado, com Ato Político-Cultural online Esperançar América Latina 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Com a parceria de sindicatos e escolas, o Freireando Porto Alegre vai espalhar as ideias de Paulo Freire também em grafites - Divulgação

Paulo Freire, Patrono da Educação brasileira, foi escolhido pelo governo de Jair Bolsonaro como “inimigo prioritário no campo ideológico e educacional”. Portanto, é urgente retomar e reinventar seu legado. É justamente pela atualidade de seu pensamento que está sendo tão combatido.   

Com este objetivo, em 19 de setembro de 2020, o Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL) vai dar início oficialmente às comemorações do Centenário de Paulo Freire. Até 19 de setembro de 2021, quando o educador completaria 100 anos, serão realizadas atividades como cursos, oficinas e palestras, e também fora das “bolhas” das redes sociais, em grafites, e ações junto a escolas, movimentos sociais e pessoas que prestam solidariedade com cestas básicas e apoio às populações carentes.  

Esta é a segunda etapa de uma campanha que começou em 2019 em defesa do legado de Paulo Freire. No ano passado, atendendo à convocação do CEAAL, mais de 40 entidades do Rio Grande do Sul realizaram em Porto Alegre um movimento chamado Freireando POA, com atividades pedagógicas e culturais na Faculdade de Educação da UFRGS.   

No próximo dia 19 de setembro, o Freireando POA estará lançando um manifesto em que explica por que comemorar o centenário de Paulo Freire. No documento, as entidades que compõem o Freireando afirmam que, diante da crise conjuntural brasileira, e em meio à Pandemia da covid-19 que tornou ainda mais evidentes as desigualdades sociais históricas e injustiças, o Freireando Porto Alegre se propõe a reinventar o legado de Paulo Freire, realizando movimentos de ação-reflexão diversos, com potencial de promover mudanças e de construir uma cultura de solidariedade.  


Amaro Abreu, artista responsável por levar as ideias de Freire para os muros da cidade / Divulgação

Nada mais atual que as ideias de Paulo Freire. O educador, que morreu em São Paulo, em 2 de maio de 1997, deixou uma obra inspiradora.    

Freire é referência internacional, pois sua pedagogia, que não abarca somente um método, mas um Sistema de Alfabetização, vai além da apropriação da leitura e da escrita, já que propõe que o ato de ensinar e de aprender seja uma ação política e cultural com vistas à mudança das condições de vida do povo, dos oprimidos.  

O educador indica que são nas situações-limites – aquelas que parecem difíceis de mudar – que se encontram as possibilidades de fazer algo para transformar a realidade. A essa ação chamou de "inédito viável”: a possibilidade de, diante de obstáculos, refletir e encontrar soluções para realizar sonhos possíveis.   

Assim, Freire fala de esperança como verbo: Esperançar não é atitude passiva, de ficar sentado esperando mudanças. É ação de ir atrás, nunca desistir, buscar o viável para criar o inédito. São ideias como esta que se contrapõem ao “novo normal”, associadas à amorosidade e à reflexão crítica promovidas por Freire, que o tornam tão perigoso a governos autoritários e opressores.    

Confira as programações que vão marcar o início das comemorações do Centenário de Paulo Freire

Dia 19 de setembro de 2020, às 19h (horário do Brasil):  

“Esperançar América Latina – Rumo ao Centenário de Paulo Freire” 

No dia do aniversário de Paulo Freire, o Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL) convida para um Ato Político-Cultural que vai contar com a participação de educadores populares, artistas, entre outras pessoas que conheceram Paulo Freire em vida, como Frei Betto (Brasil), Lola Cendales (Colômbia), Nydia González (Cuba) e Oscar Jara (Peru/Costa Rica).  

O evento será transmitido ao vivo pelos canais  

YouTube https://www.youtube.com/c/CEAALtv/  

Facebook https://web.facebook.com/CEAAL

Dia 21 de setembro de 2020, a partir das 14h:  

Grande Expediente em Homenagem a Paulo Freire na Câmara de Vereadores de Porto Alegre 

A homenagem será transmitida pela TV Câmara, no Canal 16 da NET e pelo canal digital 11.3, e pelo Canal da Câmara de Vereadores de Porto Alegre no Youtube. 

Ação fura-bolhas: Paulo Freire está também nos muros da cidade 

Com a parceria de sindicatos e escolas, o Freireando Porto Alegre vai espalhar as ideias de Paulo Freire também em grafites. O primeiro muro está sendo pintado esta semana pelo artista Amaro Abreu. Está localizado na entrada do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores (CMET) Paulo Freire, em Porto Alegre (RS), escola com 31 anos de atuação na Educação de Jovens e Adultos.  

Amaro Abreu trabalha com arte urbana desde 2006. Participou de eventos em países da América do Sul e Europa, inclusive pintando no histórico muro de Berlim. Em 2015, passou um período no México e trocou experiências com artistas locais. Em 2018, participou da Bienal do Cairo, no Egito, e apresentou sua arte em campos de refugiados de palestinos e sírios, no Líbano. É autor do livro ''Habitat'' (Editora Libretos). 

 

 

Edição: Katia Marko