Minas Gerais

INDIGNAÇÃO

Moradores de Viçosa (MG) protestam contra circulação de carretas de minério na cidade

Transtorno começou em meados de 2019, com o início das atividades da empresa Zona da Mata Mineração

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Ato reivindica a realização de uma audiência pública e um projeto de transporte que respeite leis do município - Foto: Vinicius Vieira / Levante Popular da Juventude

Manifestantes interditam uma avenida na cidade de Viçosa, Zona da Mata de Minas Gerais, na tarde desta segunda (28). O principal objetivo é chamar atenção para o intenso fluxo de carretas que transportam minério de ferro para a empresa Zona da Mata Mineração (ZMM). Segundo os manifestantes, são cerca de 100 carretas por dia a serviço da mineradora trafegando pela cidade durante o dia, a noite e a madrugada.

“Os moradores alertam para o impacto causado nas vias públicas e nos edifícios, já que as construções não têm estrutura adequada para suportar esse fluxo. A rota que está sendo utilizada não foi aprovada em licenciamento ambiental pelos órgãos responsáveis, tendo em vista que a ZMM não apresentou rota de escoamento quando obteve as autorizações necessárias para operação”, informam os manifestantes em nota.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Eles destacam ainda que o projeto de escoamento de minério da ZMM deve levar em conta o Código de Posturas do Município, disciplinando horário, fluxo e região para o tráfego de carretas.

“Os moradores solicitam também que seja convocada audiência pública com a presença dos órgãos ambientais que emitiram as licenças de operação da ZMM, para que seja esclarecido o motivo de não haver rota de escoamento planejada no projeto de extração mineral apresentado pela empresa”.

Entenda

O minério de magnetita transportado pelas ruas de Viçosa vem da exploração feita pela empresa Zona da Mata Mineração, nas cidades vizinhas Teixeiras (MG) e Pedra do Anta (MG). Desde o início, como apontou reportagem do Brasil de Fato MG, o projeto tinha falhas quanto a como aconteceria o transporte da carga.

Edição: Elis Almeida