Rio Grande do Sul

COMUNICAÇÃO

23ª Plenária Nacional do FNDC ocorre de forma online em outubro

Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação elegerá seus delegados para o evento

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Fórum realiza a sua 23ª Plenária Nacional, de forma online. - FNDC

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) é uma associação civil que atua no planejamento, mobilização, relacionamento e formulação de projetos e empreendimento de medidas legais e políticas para promover a democracia na comunicação. No Brasil, a comunicação é um direito, e a Constituição garante o direito da população gerir um sistema próprio de comunicação que não seja nem privado, nem estatal.

Desde à época da Assembleia Constituinte, porém, os empresários da comunicação atuam para evitar que o povo exerça o poder da comunicação, formando um monopólio que controla os meios do país. Apesar disso, diversos setores da sociedade vêm se mobilizando para garantir esse direito, e, em 1991, formaram o FNDC, com o objetivo de reunir esses agentes e potencializar a luta.

Nesse sentido, através de seu conselho deliberativo, está convocada a XXIII Plenária Nacional da entidade, que será realizada nos dias 9, 13, 16 e 17 de outubro de 2020. O evento trará discussões, análise da conjuntura, balanço das ações do fórum, deliberações sobre estratégia e plano de ações, além da eleição da Coordenação Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal para o período 2020-2022.

Em função da pandemia, o evento será realizado de forma online, podendo os debates dos painéis temáticos serem acompanhados pelo canal de Youtube do FNDC. Poderá participar do evento, fazer intervenções e votar as resoluções somente aqueles que estiverem regularmente escritos, entre delegados e observadores. As inscrições serão realizadas também através de plataforma virtual. Mais informações e dúvidas sobre a regularização podem ser feitas diretamente no telefone (61) 98121-1480 com Pedro ou pelo e-mail [email protected].

No Rio Grande do Sul, será feita eleição de delegados através do Comitê Gaúcho do FNDC, em plenária estadual a ser realizada na próxima segunda-feira (5), às 18h. Além dos delegados, serão eleitos observadores do estado para a 23ª Plenária Nacional e debatidas as teses inscritas. A plenária estadual também será realizada por meio virtual, cujo acesso foi disponibilizado pela secretaria do FNDC, através da plataforma Zoom.

Edição: Marcelo Ferreira