Rio Grande do Sul

REFORMA AGRÁRIA

Sem Terra de Viamão distribuem 810 mudas de árvores no Assentamento Filhos de Sepé

A ação faz parte da Campanha Nacional do MST “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Assentados de Viamão recebem mudas de árvores na Semana da Alimentação Saudável - Divulgação MST

Para marcar a Semana da Alimentação Saudável, os assentados de Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre, distribuíram 810 árvores. Cinquenta famílias do Assentamento Filhos de Sepé receberam mudas para serem plantadas nos seus lotes.

“O plantio de árvores envolve as famílias. É uma forma de reconstruir os lotes, e de incentivar o reflorestamento. Estamos pensando nos nossos filhos e netos. Por isso é importante preservar nossos assentamentos, cuidar do solo e da nossa água”, simplifica Lurdes Ribeiro, integrante da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST/ RS).

Segundo a assentada, dentre essas mudas, 500 delas foram destinadas à Isabel Cristina Monjelo Ribeiro Dalenogare. A Sem Terra vem trabalhando com a preservação da biodiversidade em sua horta, por isso foi contemplada com uma variedade de árvores.


Foram entregues 810 mudas aos Sem Terra do Assentamento Filhos de Sepé / Divulgação MST

Dentre os tipos de mudas entregues, estão a Chal-chal, grapia, ariticum, pata de vaca, paineira, canela, guajuvira, louro pardo, camboatá-vermelho, timbaúva, figueira-da-folha-miúda, ipê, ingá, pau-ferro, aroeira, açoita-cavalo, canafístula, salgueiro, araçá, capororoca e manacá.

“A demanda por mudas de árvores no nosso assentamento é bem grande. Estamos bem felizes com essa campanha. Já estamos nos organizando para o ano que vem, para conseguir alcançar a demanda dos nossos assentados”, ressalta Lurdes.

A ação faz parte da Campanha Nacional de Reflorestamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, “Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis”, que tem como objetivo plantar 100 milhões de árvores nativas e frutíferas em todo o Brasil, em 10 anos. Os assentados e acampados do RS ficaram encarregados de plantar 7 milhões de mudas nesse tempo. Neste primeiro ano de campanha, a meta dos gaúcho é plantar 40 mil mudas.

Edição: Marcelo Ferreira