Bahia

SAÚDE

Dia D de Multivacinação terá mais de 151 pontos de imunização em Salvador

Campanha segue até o fim do mês e terá pontos fixos, volantes e dois drives thru para vacinação neste sábado (17)

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
O Ministério da Saúde pretende imunizar cerca de 11,2 milhões de crianças contra a poliomielite durante a Campanha. - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Até o dia 30 de outubro, duas campanhas nacionais de vacinação estarão disponíveis para crianças e adolescentes até 15 anos. A ação teve início no último dia 05 e traz a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes.

O público-alvo da campanha contra poliomielite são crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. Crianças menores de 1 ano (de 29 dias até 11 meses) deverão ser vacinadas seletivamente com a VIP, conforme as indicações do calendário nacional de vacinação.

Será possível também atualizar o esquema vacinal de menores de 15 anos que está incompleto ou que não tenham sido vacinados com os imunizantes do calendário básico. Podendo ser aplicadas as vacinas: BCG; Hepatite B; Pentavalente; Rotavírus; Pneumococo; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra Viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela); Meningocócica ACWY; HPV. Serão aplicadas de acordo com o calendário e idades indicadas, a serem informadas nos pontos de imunização.

Nos últimos cinco anos houve uma queda média de vacinação de 48% de vacinas como tríplice viral e poliomielite segundo o Sistema Nacional de Imunização do Brasil. Por isso, a iniciativa tem como meta “reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, oportunizar o acesso às demais vacinas, atualizar a situação vacinal da população alvo, além de diminuir a incidência de doenças que podem ser prevenidas através de vacinação, contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação das mesmas”, segundo a SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia).  

Diante do cenário, o objetivo do Ministério da Saúde é imunizar em torno de 11,2 milhões de crianças somente contra a poliomielite, além de conscientizar a população sobre a importância da vacina para a proteção contra diversas doenças, como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B. 

Neste sábado (17), será o dia D de mobilização e divulgação da campanha. Em Salvador, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 151 pontos de imunização e dois drives thru, na Arena Fonte Nova e no Atakarejo de Fazenda Coutos, funcionarão das 08 às 17 horas. “Jovens e adultos de 20 a 49 anos também devem buscar os pontos de imunização para se protegerem contra o sarampo”, informou a SMS.


SERVIÇO
O que: Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade
Quando: 05 a 30 de outubro de 2020
Para quem: Poliomielite - crianças de 1 ano a menores de 5 anos; Multivacinação - menores de 15 anos
Onde: Unidade de Saúde mais próxima; em Salvador haverá drives thru, na Arena Fonte Nova e no Atakarejo de Fazenda Coutos.

Edição: Elen Carvalho