Pernambuco

DEMOCRACIA

Centro Sabiá promove caravana por voto consciente e pela democracia em Pernambuco

Campanha perpassa 12 cidades pernambucanas com peça teatral defendendo a importância do voto

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A peça teatral foi planejada para acontecer nas ruas das cidades e em espaços como feiras públicas. - Foto: Olivia Godoy

As eleições municipais estão se aproximando e organizações não governamentais e movimentos populares têm promovido campanhas para orientar a população sobre o voto consciente. É o caso do Centro Sabiá, que junto à CIA Maravilhas de Teatro, com apoio da Misereor, pensou uma Caravana pela Democracia e pelo Voto Consciente. Através de uma peça teatral, o projeto busca levar o debate das eleições de forma lúdica para 12 municípios de Pernambuco, entre o Sertão do Pajeú, Agreste e Zona da Mata. 

A organização luta pelo desenvolvimento agroecológico e considera essencial a participação popular na elaboração e execução de políticas públicas voltadas para o trabalhador, em especial, no que se diz respeito à agricultura familiar. A ideia da Caravana surgiu após organizações como a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) elaborarem campanhas como a "Não troque seu voto" e "Agroecologia nas eleições". A primeira busca estimular o voto consciente das famílias que experimentaram a inclusão social através de políticas e programas públicos voltados para a agricultura familiar e a segunda tem o objetivo de promover o debate público durante o processo eleitoral e evidenciar a importância da participação da sociedade civil. 

Antes dessa campanha, o Centro Sabiá estava realizando encontros virtuais para que os pré-candidatos destas 12 cidades pudessem mostrar suas propostas para a população. A peça teatral surgiu como um complemento. Nicléia Nogueira, assistente social e técnica do Centro Sabiá, explica que a escolha pelo teatro não é por acaso, já que é uma forma de se aproximar da população. "A gente pensou em trazer de uma forma lúdica, que chame a atenção. Se você faz uma live, muitas vezes as pessoas não querem participar. Já o teatro é diferente", explica a assistente social. Pensando nisso, a peça teatral foi planejada para acontecer nas ruas das cidades e em espaços como feiras públicas. 

Felícia Panta é uma jovem agricultora agroecológica da cidade de Triunfo, no sertão do Pajeú, e teve a oportunidade de assistir à primeira apresentação da Caravana. Para ela, falar sobre o exercício da democracia e de políticas públicas nas ruas da cidade é algo que pode ser muito impactante. "O grande diferencial dessa iniciativa foi realmente tratar dessa problemática de um modo tão lúdico. Vendo a atual conjuntura, trazer tudo isso de um modo tão leve. Em um ano que foi tão pesado, é o que chama mais atenção do público", comenta a jovem. Além disso, ela destaca que o fato da ação acontecer prioritariamente em cidades interioranas é bastante significativo, uma vez que leva à arte e o acesso à cultura e ao teatro para muitas pessoas que não podem acessar esses espaços com tanta facilidade. 

As atividades tiveram início no dia 24 de outubro e seguem até 08 de novembro. Para conferir o cronograma das cidades e as respectivas datas de apresentações, confira o site da organização. Nicléia convida toda a população a participar e pede  que cada cidadão busque se informar antes de votar. "Muitas vezes as pessoas votam por amizade ou para garantir um trabalho, por exemplo, e a gente quer que as pessoas busquem realmente o melhor. Pesquisem e vejam se a proposta daquele candidato tem fundamento. Esse é o nosso trabalho: tentar conscientizar as famílias e as juventudes para que elas tenham um outro olhar sobre as eleições”, finaliza. 

Edição: Vanessa Gonzaga