270 vence

AO VIVO: acompanhe a apuração das eleições presidenciais nos Estados Unidos

Votação se mostrou mais apertada do que parecia ser, e resultado ainda é incerto

Brasil de Fato e Opera Mundi | São Paulo (SP) |
Joe Biden e Donald Trump disputam o comando dos EUA - Jim Watson e Brendan Smialowski/AFP

A apuração das eleições presidenciais nos Estados Unidos se revelou mais apertada do que as pesquisas estavam estimando. Joe Biden está próximo da vitória, mas Donald Trump ainda têm chances de atingir os 270 votos eleitorais necessários e vencer a eleição.

::Leia mais na cobertura especial do Brasil de Fato::

Acompanhe a apuração em tempo real:

 

Em qualquer das hipóteses, será apertado. Mas, em tese, o democrata tem mais possibilidades do que o republicano para atingir a quantidade de votos necessária.Trump disse na madurgada desta quarta-feira que irá à Suprema Corte para interromper a contagem de votos, que deve se estender pelos próximos dias.

Sem prova alguma, acusou fraude na contagem. "Até onde eu sei, eu ganhei", disse. "Esta é uma fraude para o público dos Estados Unidos. Francamente, ganhamos esta eleição. Nosso objetivo agora é garantir a integridade de nossas eleições. Iremos à Suprema Corte para que não se contem mais votos", disse.

Trump se vangloriou das diferenças que o separam de Joe Biden em estados decisivos, como Wisconsin, Michigan e Pensilvânia, e que isso o faz acreditar que elas são irreversíveis. Mas isso também não é verdade. Ainda há possibilidade de que Biden vire nestes estados por conta dos votos pelos correios que ainda precisam ser contados.

Edição: Leandro Melito