Eleições EUA

Trump assume golpismo, diz que houve fraude e mente deliberadamente em discurso

Em pronunciamento na Casa Branca, Trump falou em "votos legais" e "ilegais": "Se contarmos os votos legais, eu ganhei"

|
donald trump
O republicano ainda declarou, falsamente, vitória na Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte - CHIP SOMODEVILLA/ Getty Images via AFP

O presidente Donald Trump assumiu uma postura golpista frente às eleições dos EUA, disse que a votação "foi fraudada" e mentiu diversas vezes para justificar suas versões.

Entenda: Eleições nos EUA: como Trump força a judicialização para driblar vantagem de Biden

Em pronunciamento na Casa Branca na noite desta quinta-feira (05), Trump falou em "votos legais" e "ilegais". O presidente disse que "se você contar os votos legais, eu ganhei facilmente; se você contar os votos ilegais, eles estão tentando roubar a eleição. 

Não existem "votos legais" e "ilegais" - o que Trump chama de "ilegal" são votos vindos pelo correio.

As maiores emissoras norte-americanas - CBS, ABC e NBC - cortaram o discurso de Trump no meio para desmentir o presidente. A Fox News, emissora de linha conservadora, também corrigiu o discurso de Trump e o criticou por apresentar acusações sem provas ou base na realidade.

O republicano ainda declarou, falsamente, vitória na Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte. A apuração nesses Estados ainda não foi concluída e o vencedor ainda não está definido.

Trump afirmou que diversos observadores republicanos foram "impedidos" ou "bloqueados" no acompanhamento da contagem dos votos. Desde quarta-feira, a campanha do mandatário moveu processos judiciais em diversos Estados alegando tais interrupções. A maioria deles foi negada pelas cortes locais, enquanto a imprensa norte-americana não confirmou nenhum incidente do tipo.

Ainda sobre as ações judiciais, Trump disse que a grande quantidade delas se justifica porque, segundo o mandatário, o sistema votos pelo correio é "injusto". 

"Eu venho falando sobre votos pelo correio há muito tempo, isso destrói nosso sistema, é um sistema corrupto e torna as pessoas corruptas, mesmo se elas não forem por natureza. Elas querem achar quantos votos precisam e eles parecem ser capazes de encontrá-los Eles esperam, esperam e então os encontram. É incrível como esses votos pelo correio vão só para um lado", disse Trump. 

Ao dizer que "ganhou" na Pensilvânia, Trump afirmou que tinha uma diferença de mais de 90 mil votos sobre Joe Biden. Na verdade, a apuração continua no Estado e o republicano lidera com quase 64 mil votos.

A mesma coisa com a Geórgia, quando Trump disse que tinha uma vantagem de mais de 300 mil votos sobre Biden "na noite da eleição", mas reclamou que a diferença está diminuindo.

Sobre Michigan e Wisconsin, dois Estados em que Biden foi declarado vitorioso, Trump afirmou que obteve uma "grande margem" e foi "fantasticamente bem".

O presidente também chamou as pesquisas de opinião de "falsas" e disse que elas interferiram no resultado. Na realidade, a maioria das sondagens indicavam, sim, um favoritismo de Biden, mas votações apertadas em estados como Texas e Flórida, que acabaram dando vitória ao republicano.

Em outro momento, Trump se vangloriou de "vitórias massivas" que obteve na Flórida, Iowa, Indiana e Ohio, apesar da "interferência histórica da grande mídia".