Pernambuco

RETOMADA

Editorial | Batalha das ideias nas ruas e nas redes

O Brasil de Fato Pernambuco volta com sua edição semanal impressa

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Retornamos com a missão de fazer circular mais um instrumento de comunicação popular e que se pauta pelas necessidades do povo pernambucano - Rani de Mendonça

Depois de quase oito meses, o Brasil de Fato Pernambuco volta com sua edição semanal impressa. O motivo da suspensão do nosso jornal todos sabem: a pandemia de covid-19, que já causou mais de 160 mil mortes no Brasil. Nem vidas, nem a economia foram poupadas.

Agora, o Brasil segue com um presidente que não tem vontade política para combater a pandemia e que está aprovando leis e decretos que pioram a situação econômica do país. Em outubro, o desemprego bateu recorde no Brasil, com 14 milhões de pessoas desempregadas, de acordo com a Pnad Covid19, versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.

Esse contingente de desempregados agora depende de políticas como o Auxílio Emergencial, que foi aprovada pela oposição do governo na Câmara de Deputados como uma vitória para que a população mais pobre atravessasse esse momento com condições mínimas para viver, mas que já teve seu valor reduzido pela metade pelo Governo Federal, que também anunciou que o programa tem data para acabar. Agora, sem os empregos prometidos pela reforma trabalhista e sem renda, a população volta a enfrentar um fantasma antigo: a fome, fruto do crescimento da desigualdade social e do aumento do preço dos alimentos.

Nem o meio ambiente escapou do cenário de destruição. A Amazônia, o Pantanal e o Cerrado vem sendo constantemente atacados com incêndios criminosos para aumentar a área de pasto para gado e o plantio de commodities pelo agronegócio. Se essa parece uma realidade distante, aqui, em Pernambuco, a nossa Caatinga também vem sendo destruída, tendo sido registradas mais de 250 ocorrências de incêndio em vegetação nativa só no sertão do Pajeú, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Também vivemos uma onda conservadora, com direito à manifestação no Recife contra o aborto legal em uma criança vítima de estupro, com decretos que querem tornar difícil a interrupção da gravidez nesse e em outros casos já amparados legalmente; a negação da ciência, com uso indiscriminado de remédios que comprovadamente não curam a covid-19 e a contracampanha em torno de uma possível vacina contra o coronavírus, que ainda não foi aprovada mas já está sendo atacada pelo presidente.

Voltamos às ruas nesse momento tão delicado e neste cenário, retornamos com a missão de fazer circular mais um instrumento de comunicação popular, construído coletivamente e que se pauta pelas necessidades do povo pernambucano. Durante todo esse período, continuamos a nosso trabalho através do nosso site, o www.brasildefatope.com.br e também pelas redes sociais, mas o retorno às ruas urge com a necessidade de manter a população do estado com acesso direto à uma visão popular de Pernambuco, do Brasil e do mundo.

Por ora, o nosso plano de retomada gradual levará em consideração todas as medidas sanitárias recomendadas, para que cada exemplar chegue de forma segura aos nossos leitores e leitoras. É o Brasil de Fato Pernambuco mais uma vez nas ruas e nas redes!

Edição: Vanessa Gonzaga