TECNOLOGIA

3G? 4G? 5G? O que significa isso afinal?

Início dos anos 90, nasce a rede 2G. Início 2000, a 3G, e dez anos depois a 4G

Ouça o áudio:

ilustração celular
Trata-se da nomenclatura usada para diferenciar as gerações das redes móveis de telefonia - Créditos: reprodução
Países centrais, com destaque para a China estão construindo a rede 5G com velocidade de até 10 Gb/s

Trata-se da nomenclatura usada para diferenciar as gerações das redes móveis de telefonia. Uma tecnologia que altera drasticamente nossas formas de viver, principalmente nas cidades, e que tem muito de ciência por trás.

A geração 1 foi criada no final dos anos 1970, com base na mesma tecnologia do rádio. Ou seja, ondas eletromagnéticas de baixa frequência são emitidas pelo celular e captadas por um sistema analógico de antenas espalhado pelo território - frequência é o número de vezes que a onda oscila em um intervalo de tempo; usamos a unidade Hertz (Hz) para medi-la. A 1G só permitia a transmissão de voz e operava na frequência de 800 MHz, com uma capacidade de transferência de dados de até 2 Kb/s.

No início dos anos 90 veio a rede 2G. A partir dela, o sinal utilizado passou a ser o digital. Ela permitiu o envio de mensagens de texto (como SMS e e-mail) e a navegação, ainda que lenta, na internet. Opera nas faixas dos 1000 MHz. A capacidade de transferência de dados passou a ser de até 64 Kb/s.

Com frequências de onda na casa dos 2 GHz, os anos 2000 trouxeram a rede 3G, que possibilitou a criação dos smartphones. Com maiores velocidades (até 2 Mb/s), tornou-se viável a transmissão de vídeos e serviços como os de jogos online.

Novamente após dez anos veio uma nova geração, a 4G, a qual provavelmente o seu celular está conectado hoje. Com uma capacidade de transferência de dados acima dos 1 Gb/s, a rede 4G popularizou a utilização de aplicativos de entrega, de transporte e de TV por streaming.

E neste momento os países centrais (com destaque para a China) constroem a rede 5G. Com frequências de onda de até 60 GHz e velocidades de até 10 Gb/s, a expectativa é que ela permita a criação da chamada Internet das Coisas. Ou seja, que objetos como eletrodomésticos e carros se comuniquem via rede.

Assim, com essa alta velocidade será possível, por exemplo, a criação de sistemas autônomos de trânsito, com carros que se comunicam em tempo real; ou a realização de cirurgias à distância via internet com enorme precisão.

Você deve ter reparado que a cada geração a frequência das ondas aumenta. Com isso, a penetração delas diminui, o que exige um sistema maior de antenas espalhado no território. Eis aí um dos desafios para a implementação da rede 5G, inclusive com consequências geopolíticas. Os EUA morrem de medo de ver as cidades do mundo inteiro tomadas por antenas chinesas.  Arrogantemente, querem manter esse privilégio só para eles...

Um abraço e até a próxima!

Renan Santos é professor de biologia da rede estadual de Minas Gerais.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Edição: Elis Almeida