Minas Gerais

CULTURA

Fotógrafa mineira lança, na segunda (30), livro sobre o crime ambiental em Mariana

“15:30”, de Isis Medeiros, documenta em fotografias os danos e violações causados pelo rompimento da barragem

Belo Horizonte |
livro 15h30
Live de lançamento será na segunda (30), 19h - Divulgação

A fotógrafa mineira Isis Medeiros documenta em seu livro 15:30 a tragédia do rompimento da Barragem de Fundão em Mariana (MG), da mineradora Samarco, que em novembro completou 5 anos do ocorrido.

O lançamento será na segunda-feira (30) pelo canal do Youtube da editora Tona, às 19 horas. A live conta com a participação do ativista indígena Ailton Krenak, que escreveu o prefácio do livro, da fotógrafa e documentarista Nair Benedicto e da ativista Simone Silva.


Crédito Isis Medeiros/ Foto de divulgação do livro

O livro

“Cheguei em Mariana no dia seguinte ao rompimento da Barragem de Fundão. O primeiro sentimento foi de estar completamente perdida em meio ao caos. Queria encontrar uma forma de mostrar o que estava acontecendo através da fotografia, mas de repente me vi diante de uma situação que me paralisou”. Essas são palavras da autora, Isis Medeiros, sobre a elaboração do livro.

O livro contempla 71 fotos de um arquivo de mais de 8 mil arquivos da fotógrafa, tirados durante o mês seguinte ao crime. A fotógrafa acompanhou de perto o crime e as consequências para a região e para os moradores da Bacia do Rio Doce, que se traduziram na morte de familiares, doenças graves, perdas de patrimônios e profissões, além da perda inestimável do Rio Doce.

:: Leia também: Artigo | Crime em Mariana: 5 anos se reproduzindo ::

O título “15:30” se refere ao horário em que o rompimento foi anunciado. “Queria chamar atenção para a hora exata, porque segundo a população atingida, foi exatamente quando a vida foi interrompida em toda região. É uma simbologia que representa esse rompimento da história e um início de um longo processo de novos crimes e violações de direitos”, completa a autora.

Pré-venda

O livro já está à venda no site da editora Tona, em pré-venda, pelo valor de R$ 40.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :

Edição: Rafaella Dotta