Vitória progressista

Marília Campos, do PT, é eleita prefeita de Contagem, Minas Gerais

Em disputa acirradíssima, deputada estadual petista é eleita com 51,35% dos votos. Felipe Saliba, do DEM, teve 48,65%

|
Marília Campos foi prefeita de Contagem por outras duas vezes seguidas, entre 2004 e 2012 - Reprodução

O segundo turno da eleição em Contagem (MG) deu vitória à deputada estadual Marília Campos (PT). Ela e seu vice, o fisioterapeuta Doutor Ricardo Faria (PCdoB), receberam 51,35% dos votos neste segundo turno. A disputa com o advogado Felipe Saliba (DEM) e seu vice, o vereador Capitão Fontes (Podemos), foi apertada. A chapa derrotada recebeu 48,65% dos votos.

Em branco foram 3,94% dos votos. Os nulos somaram 8,73%. As abstenções chegaram a 22,94%.

Marília Campos foi prefeita de Contagem por duas vezes seguidas, entre 2004 e 2012. Psicóloga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), presidiu o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte por dois mandatos (1990 e 1995). Foi vereadora por Contagem, eleita no ano 2000, e três vezes deputada estadual. Novamente prefeita, Marília Campos afirma que seu programa de governo envolverá atores de cada política pública, e o acesso ao orçamento será democratizado. Entre seus compromissos está a revisão do Plano Diretor por meio de uma conferência municipal para discutir a política urbana. Na área da saúde quer ampliar a capacidade de atendimento para consultas especializadas e cirurgias eletivas. Melhorar acesso à educação infantil e planejar a construção de mais escolas está entre seus objetivos. Pretende ainda modernizar a gestão, lembrando que Contagem tem a terceira maior arrecadação do estado, mas a prefeitura não está informatizada

Um dos mais populosos

Com cerca de 664 mil habitantes – 427.575 são eleitores –, Contagem é o terceiro município mais populoso do estado de Minas Gerais e pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Seu limite geográfico confunde-se com o da capital mineira, diante do crescimento horizontal da cidade que conta com um grande parque industrial. Além da indústria, a economia de Contagem tem forte base no comércio. Entre os produtos para exportação que saem do município, destacam-se veículos de grande porte para construção.