Pernambuco

FUTEBOL

Corinthians x Avaí decidem Brasileirão Feminino neste domingo

A finalíssima acontece na Arena Corinthians, a partir das 20h, do domingo, com transmissão pelo Twitter

Brasil de Fato | Recife (PE) |
No primeiro jogo da final, em Santa Catarina, as equipes ficaram no 0x0 - Comunicação Corinthians/Twitter

A Série A do Brasileirão Feminino de futebol, que teve início em fevereiro e, após cinco rodadas precisou ser paralisado devido a pandemia, retomou os jogos em agosto e definirá suas campeãs neste domingo (6). As duas equipes que fazem a final são bastante tradicionais: o Corinthians e o Kindermann-SC, que nas últimas temporadas tem jogado em parceria com o Avaí-SC. No primeiro jogo da final, em Santa Catarina, as equipes ficaram no 0x0. A finalíssima acontece na Arena Corinthians, a partir das 20h, do domingo, com transmissão da Band, ESPN e pelo Twitter do Brasileirão Feminino (@BRFeminino).


O Corinthians chega à final após campanha parecida com a de 2019. Na primeira fase, jogada em grupo único de 16 clubes, a equipe paulista venceu 14 jogos e perdeu apenas um (2x0 diante do São Paulo, na 4ª rodada), ficando em 1º lugar, com 42 pontos. No mata-mata eliminou Grêmio e Palmeiras para chegar à final. Já o Avaí/Kindermann-SC, equipe da experiente goleira pernambucana Bárbara, venceu oito jogos na primeira fase, empatando três e perdendo quatro. Foi o 6º lugar entre os oito classificados ao mata-mata, mas cresceu na fase decisiva e eliminou Internacional e São Paulo.


Além do 0x0 no primeiro jogo da final, os dois times se enfrentaram na 2ª rodada do Brasileirão, no Parque São Jorge (SP), com o Corinthians levando a melhor: 2x1. Em 2019 o Corinthians, após um campeonato avassalador em que obteve 18 vitórias e 1 derrota, acabou como vice-campeão após empatar duas vezes na final e perder nos pênaltis para a Ferroviária-SP – mesma equipe que havia eliminado justamente o Avaí/Kindermann-SC nas semifinais, também nos pênaltis. O único clube nordestino entre os 16 que disputaram a Série A foi o Vitória-BA, que teve desempenho fraquíssimo e perdeu as 15 partidas, ficando na lanterna com apenas dois gols marcados e 56 sofridos. Está rebaixado à Série A2 do próximo ano.

Edição: Vanessa Gonzaga