sororidade

Plataforma de apoio a mulheres vítimas de violência é assunto no programa Bem Viver

Plataforma une mulheres vítimas de violência com mulheres capacitadas para prestar atendimento psicológico e jurídico

Ouça o áudio:

Apesar do aumento dos casos de violência, a busca por ajuda nas delegacias caiu quase 10%. - Pexels/Alle Rechte
A violência contra a mulher cresceu durante a pandemia segundo dados de segurança pública

O programa Bem Viver desta terça-feira (08) destaca o Mapa do Acolhimento, uma plataforma que cria uma ponte entre mulheres vítimas de violência e mulheres capacitadas profissionalmente para prestar atendimento psicológico e suporte jurídico. Em um mês, a plataforma reuniu o cadastro de milhares de mulheres, entre vítimas e voluntárias para atendimento. 

:: "Há uma banalização da violência contra as mulheres no país", diz cientista social ::

A iniciativa busca voluntárias das áreas de psicologia e direito para prestar suporte as vítimas.

"Entendemos que o tempo de oferecer o acolhimento psicológico e jurídico de mulheres vítimas de violência é uma necessidade urgente", explica a psicóloga Larissa Schmillevitch, gestora do Mapa.

:: Mônica Benício: "Justiça por Marielle não se encerra com fim do inquérito policial :: 

O Bem Viver também aborda os mil dias que se passaram sem resposta para a pergunta: quem mandou matar Marielle Franco e por quê? O assassinato brutal da vereadora e de seu motorista Anderson Gomes em 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro, chocou o mundo inteiro. O nome do autor intelectual do crime ainda é um mistério, mas segundo denúncia do Ministério Público contra milicianos, Marielle foi morta em razão de sua militância em favor dos direitos humanos.  

:: O Bolsonarismo, as milícias e a pós-verdade :: 

O programa adentrou ainda a pauta de imunização contra o coronavírus. O governo estadual de São Paulo anunciou a data de 25 de janeiro para início do plano de vacinação contra a covid-19 com o uso da coronavac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac. A intenção é aplicar as duas doses do imunizante em profissionais de saúde, indígenas e quilombolas até o dia 15 de fevereiro. No entanto, o imunizante ainda não foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

:: "O crime contra Marielle foi político, mas também racista”, afirma Marinete da Silva ::

A edição conta também com a participação da cozinheira Leticia Massula para ensinar uma receita super refrescante de salada de abóbora. O prato é preparado com as cascas do legume, que são ricas em fibras e de ótima textura. Essa receita faz parte do quadro Comida de Verdade, onde semanalmente você aprende uma receita, fácil, saudável e preparada com alimentos acessíveis. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir