Rio de Janeiro

Financiamento

Organização lança dois editais voltados para defesa dos direitos humanos no Brasil

Serão 40 projetos contemplados; foco está nos temas que dizem respeito à violência institucional e à população LGBTQIA+

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Em sua 14ª edição, o edital geral tem como objetivo apoiar 20 projetos que combatem, principalmente, a violência institucional - Marcos Pimentel/ AFP

Grupos e organizações que trabalhem em defesa dos direitos humanos e pela ampliação da democracia em todo o país tem uma nova oportunidade de conseguir recursos para financiar suas ações. A partir da próxima sexta-feira (11) entram no ar dois editais do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Serão 40 organizações com pouco acesso a outras fontes de recursos contemplados.

Em sua 14ª edição, o edital geral tem como objetivo apoiar 20 projetos que combatem, principalmente, a violência institucional e a discriminação em suas variadas formas. Segundo a superintendente do Fundo Brasil, Ana Valéria Araújo, o edital será voltado para apoiar a manutenção do trabalho dessas organizações.

Leia também: RJ: 86% dos 1814 mortos pela polícia em 2019 eram negros, aponta estudo

“Entendendo que a pandemia afetou de forma aguda o trabalho e as estratégias de sobrevivência desses grupos, e que isso aconteceu em um contexto de criminalização de movimentos sociais e de ativistas impulsionada por ataques constantes de governos de extrema direita, os recursos poderão ser usados para a sustentabilidade das organizações, da forma como acharem mais adequado”, explica. 

O outro edital é voltado para grupos, coletivos e organizações LGBTQIA+. Nesta modalidade também serão apoiadas até 20 propostas. As informações sobre os editais estarão disponíveis pelo site do Fundo Brasil.

Edição: Mariana Pitasse