Paraná

Futebol

O racismo perdeu uma partida

Dois times saem de campo em jogo da Liga dos Campeões por ofensa de árbitro

Curitiba (PR) |
Na volta da partida, com novo trio de arbitragem, houve manifestações contra o racismo - Divulgação

Na terça (8), aos 14 minutos do primeiro tempo, na partida entre Paris Saint-Germain e Istanbul Basaksehir, pela Liga dos Campeões da Europa, começou uma confusão entre o quarto árbitro e jogadores do time visitante, porque, segundo os atletas, o assistente utilizou expressão racista contra Pierre Webó, auxiliar do time turco.

Pela primeira vez até onde a memória alcança, no maior torneio entre clubes da Europa, os dois times saíram de campo em protesto e a partida teve de ser remarcada para a quarta (9). O quarto árbitro, Sebastian Coltescu, que é romeno, negou a atitude racista, que foi confirmada por diversos jogadores que estavam em campo.

Pelas redes sociais, a federação europeia declarou ter tomado conhecimento do caso. "A Uefa está ciente do incidente durante o jogo da Champions League desta noite entre Paris Saint-Germain e Istanbul Basaksehir e vai conduzir uma investigação completa. Racismo, e discriminação de qualquer forma, não têm espaço no futebol", postou.

PSG goleia

Após a retomada da partida, no dia seguinte, o Paris Saint-Germain goleou o Istanbul Basaksehir por 5 a 1, com Neymar marcando por três vezes e participando das jogadas dos outros dois gols. Na volta da partida, com novo trio de arbitragem, houve manifestações contra o racismo. Jogadores dos dois times, por exemplo, se ajoelharam alternadamente no momento da execução do hino da Champions.

Edição: Lia Bianchini